A IRB RE Brasil (IRBR3) divulgou hoje (29), através de comunicado ao mercado, que recebeu um rebaixamento no rating de Força Financeira de A para A-, após avaliação da AM Best Rating Services (AM Best).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A empresa recuperou a posição de Rating que detinha até maio de 2019.

Concomitantemente, a AM Best manteve o status dos ratings de crédito sob revisão com implicações negativas.

A AM Best é uma agência global de classificação de crédito com foco exclusivo no setor de seguros e resseguros.

Apesar de estar estar em um nível A, os rebaixamentos dos ratings da AM Best se devem ao fracasso da empresa em estabelecer ferramentas adequadas no gerenciamento de risco e cumprimento de métricas de liquidez regulatória definidas pela SUSEP.

A AM Best conclui citando que o IRB tem recursos financeiros e gerenciamento para evitar tal violação regulatória:

“os ratings refletem a solidez do balanço patrimonial do IRB, categorizada pela AM Best como mais forte, bem como desempenho operacional forte, perfil empresarial neutro e gerenciamento de risco da empresa (ERM) marginal. ”

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

A alteração do rating reflete uma revisão da visão da AM Best sobre o gerenciamento de risco do IRB, após o desenquadramento regulatório da Empresa em ativos que garantem as Provisões Técnicas e, consequentemente, das métricas inerentes calculadas pela SUSEP - Superintendência de Seguros Privados.

Esse desenquadramento resultou em uma fiscalização especial da SUSEP na IRB.

“A AM Best acredita que o IRB tem recursos financeiros e de gerenciamento para evitar tal violação regulatória. ”

A AMB cita que outros fatos relevantes podem gerar revisões negativas no rating da IRB, como:

  • deterioração do balanço;
  • desempenho operacional;
  • perfil de negócios;
  • mudança de gerenciamento de risco da empresa (ERM).

A Companhia nomeou novos CEO, CFO & IRO e CRO e ao mesmo tempo reorganizou sua equipe operacional, inclusive com uma nova Vice-Presidente de Resseguros.

A administração propôs também a criação de quatro novas posições estatutárias, a serem aprovadas na Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 12 de junho de 2020.

A IRB cita que adicionalmente, foram feitas mudanças no Conselho de Administração, com a composição de seis novos membros efetivos, sendo um em aprovação, de um total de oito.

Dado o status de Corporation da Companhia, a composição do novo Conselho de Administração contará com sete membros independentes, todos especialistas em diferentes áreas de atuação.

No comunicado a empresa cita que são profissionais considerados referência no mercado brasileiro, que preenchem os critérios de independência estabelecidos pela legislação brasileira e inclusive padrões internacionais de diversidade.

As ações da IRB (IRBR3) tem sofrido forte oscilação na bolsa de valores devido as últimos notícias, como os inquéritos abertos pela CVM contra a IRB e também pela demissão do diretor de controladoria por fraudes em contratos.

Além desses fatos, há três semanas a ação chegou a cair 16% com o anúncio da fiscalização da SUSEP. Veja aqui outros 6 motivos da queda de 75% nas ações IRB em 2020.

Veja abaixo a tabela com as classificações das Agências de Risco:

Gráfico classificação das Agencias de Risco
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.