A ação da resseguradora IRB Brasil (IRBR3) subiu até 17% no Bovespa nesta quinta-feira, com investidores imitando o movimento que deu impulso aos papéis da GameStop, de pressionar vendedores a descoberto.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A gestora Squadra descobriu no ano passado irregularidades contábeis no IRB, forçando uma reformulação da gestão, num caso raro na bolsa paulista de um vendedor a descoberto visando uma empresa específica. A resseguradora está processando ex-administradores.

Em um grupo do Facebook chamado "IRBR3 Forum Investing" com 8.300 membros, investidores vêm discutindo seus movimentos e mostram as corretoras que estão comprando as ações, com um convite aberto a outras pessoas para ingressarem nos grupos WhatsApp e Telegram para aprofundar a discussão estratégica.

Nas mensagens, eles dizem que sua intenção é imitar os investidores de varejo dos EUA, usando derivativos e coordenando a compra em fóruns de mídia social que geraram altas em ações como a da GameStop.

Não ficou claro, porém, quando o grupo se formou e se seus membros também usam opções para apostar na resseguradora, que no início de janeiro disse que estava contratando uma consultoria para ajudá-la a planejar uma reforma estratégica.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) disse que irá analisar a alta das ações.

Resultado do IRB Brasil no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado do IRB Brasil (IRBR3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 03 de novembro, apresentou um prejuízo líquido de R$ 229,8 milhões, contra um prejuízo de R$ 19,7 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Margem líquida da IRB Brasil atingiu -9,7% no 3t20, apresentando retração de -8,6 pontos percentuais na comparação com o 3t19.

As ações da IRB Brasil (IRBR3) acumulam queda de 1,44% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 81,22% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.