O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou, por unanimidade, que o IRB (IRBR3) forneça sua lista de acionistas ao Instituto Empresa, uma associação de proteção aos direitos de investidores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A decisão consta de Informativo da Reunião do Colegiado de 25 de agosto. A decisão atendeu a um recurso da entidade, após o IRB se recusar a fornecer os dados.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

O Instituto Empresa pediu acesso ao Livro de Registro de Ações Nominativas com base no artigo 100, parágrafo 1º da Lei das S.A.

O dispositivo prevê que o acesso às certidões do livro deve ser dado a "qualquer pessoa, desde que se destinem a defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal ou dos acionistas ou do mercado de valores mobiliários".

O Instituto Empresa representa minoritários do IRB em busca de reparação pelos danos causados em função da queda das ações da companhia na Bolsa, em meio à crise que começou com a contestação de seus resultados pela gestora Squadra e levou à destituição da alta cúpula do ressegurador.

Em seu site, a associação menciona uma arbitragem coletiva na Câmara de Mercado da B3.

Resultado da IRB Brasil no Segundo Trimestre de 2020

O resultado da IRB Brasil (IRBR3) no segundo trimestre de 2020 (2t20), divulgado no dia 28 de agosto, apresentou um prejuízo líquido de R$ 685 milhões, queda de -276,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Margem líquida da IRB Brasil atingiu -32,6% no 2t20, apresentando retração de -56,9 pontos percentuais na comparação com o 2t19.

As ações da IRB Brasil (IRBR3) acumulam queda de 10,40% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 78,21% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Estadão Conteúdo.