Ações da resseguradora IRB (IRBR3) chegaram a cair 16% na bolsa de valores, após empresa ser notificada pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) que será submetida a um regime especial de fiscalização.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A IRB anunciou hoje, através de fato relevante, que a companhia foi notificada pela SUSEP, informando da instauração da Fiscalização Especial, nos termos do artigo 89 do Decreto Lei nº 73/66 (“Decisão”).

O motivo da forte queda da IRBR3 na bolsa de valores hoje está relacionado a falta de condições de suprir coberturas de seguros.

A IRB estaria apresentando insuficiência na composição dos ativos garantidores de Provisões Técnicas e consequentemente da liquidez regulatória, como cita o artigo 89:

“Em caso de insuficiência de cobertura das reservas técnicas ou de má situação econômico-financeira da Sociedade Seguradora, a critério da SUSEP, poderá esta, além de outras providências cabíveis, inclusive fiscalização especial, nomear, por tempo indeterminado, às expensas da Sociedade Seguradora, um diretor-fiscal com as atribuições e vantagens que lhe forem indicadas pelo CNSP.”

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

A Decisão poderá ser revertida assim que a cobertura das Provisões Técnicas se adequar às normas vigentes, a critério da SUSEP.

A IRB avaliou a questão em reunião extraordinária do Conselho de Administração em 08/05/2020, no sentido de prover alternativas para solucionar a cobertura das Provisões Técnicas, de acordo com a legislação vigente.

Tal situação decorre, em especial, dos efeitos da variação cambial sobre as Provisões Técnicas da Companhia em moeda estrangeira, tendo em vista o impacto do Covid19.

Outro fator identificado foi o aumento das Provisões de Sinistros a Liquidar durante o primeiro quadrimestre de 2020.

A IRB se defende relatando que possui elevado índice de solvência e de volume de ativos livres.

Em virtude de determinadas características, tais ativos não foram aceitos pela SUSEP para os fins previstos na Resolução CNSP 321/2015, que dispõe sobre coberturas das Provisões Técnicas e da Margem Adicional de Liquidez Regulatória.

O fato relevante da IRB finaliza com a empresa comprometendo-se a auxiliar a SUSEP no que for necessário, além de manter o mercado informado e entende que a Decisão não afeta a administração regular dos seus negócios.

O resultado do balanço da IRB do 1t20 foi postergado e será divulgado em 18 de junho, as ações da companhia sentiram o impacto do Coronavírus na bolsa, acumulando uma queda de 76,79% em 2020, contra queda de -32% do Ibovespa.

Gráfico: Desvalorização da IRB na bolsa de valores vs Ibovespa.

Veja aqui os 6 Motivos que levaram a forte queda das ações da IRB (IRB3) na bolsa de valores em 2020.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.