Comissão de Valores Mobiliários investiga se empresa de resseguros cometeu irregularidades apontadas pela gestora Squadra Investimentos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Na noite desta terça-feira, 26/05, a Comissão de Valores Mobiliários - CVM informou a instauração de dois inquéritos para investigar atividades do IRB Brasil (IRBR3) no mercado de capitais.

Os inquéritos estão diretamente relacionados com a gestora Squadra Investimentos, que divulgou uma carta em 2 de fevereiro questionando as práticas contábeis da empresa de resseguros.

A empresa tem sido alvo de atenção constante do mercado, com eventos como a demissão de um diretor por fraude de contratos e a renúncia de um suplente de conselho.

Squadra pode estar em posição de conflito de interesses

Na mencionada carta da Squadra Investimentos, a gestora sugere que os lucros reportados pelo IBR Brasil não são condizentes com seu verdadeiro earning power.

A carta certamente teve um impacto no desempenho das ações do IBR neste ano, que acumulam perdas de aproximadamente 81%.

O problema é que a gestora mantem posição short nas ações IRBR3, o que significa que pode haver um conflito de interesses ao levantar acusações contra a empresa. A desvalorização das ações beneficia a gestora.

O primeiro inquérito, portanto, embora investigue o IRB, é baseado no processo que avalia esse suposto conflito de interesses da Squadra.

Disseminação de informações incompletas e inverídicas também é investigada

O segundo inquérito também está ligado às suspeitas levantadas pela Squadra, mas é baseado em processo aberto pela CVM para avaliar as demonstrações financeiras divulgadas pelo IRB.

Ele é focado especificamente na suposta disseminação de informações incompletas e possivelmente inverídicas sobre as finanças da empresa aos investidores.

IRB Comunicado ao Mercado