O IRB Brasil (IRBR3) teve prejuízo líquido de 124,5 milhões de reais no penúltimo mês de 2020, de acordo com dados divulgados pela resseguradora nesta sexta-feira, ampliando a perda acumulada em outubro e novembro a 148,3 milhões de reais.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A companhia ponderou, contudo, que excluindo o impacto dos negócios descontinuados, a perda em novembro passa a 80,7 milhões de reais, "explicado quase que em sua totalidade, pelo resultado financeiro do período e pelo desenvolvimento no mês das linhas de property e rural".

Ao excluir efeitos extraordinários e outubro e o impacto dos negócios descontinuados em novembro, o prejuízo acumulado nesses dois meses se reverte para lucro líquido de 29,6 milhões de reais.

O IRB Brasil também divulgou faturamento bruto (prêmio emitido em novembro de 709,8 milhões de reais, um crescimento 10,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo 399,3 milhões de reais no Brasil (+9,3%) e 310,6 milhões de reais no exterior (+11,4%).

O faturamento de competência (prêmio ganho), por sua vez, totalizou 350,8 milhões de reais em novembro.

No penúltimo mês do ano passado, excluindo o efeito de mudança no critério de alocação dos impactos da variação cambial sobre os estoques de provisão, a resseguradora teve 364 milhões de reais em despesa de sinistro, com destaque para o impacto dos negócios descontinuados, na ordem de 71,4 milhões de reais.

"Com isso, o índice de sinistralidade alcançou 103,8% no mês de novembro de 2020. Ao excluirmos os efeitos do impacto dos negócios descontinuados e dos efeitos one-offs do período, o índice de sinistralidade se reduz para 89,5%", afirmou.

O resultado completo do último trimestre de 2020, bem como de todo o ano passado, está previsto para 18 de fevereiro, após fechamento do pregão.

As ações do IRB Brasil fecharam 2020 com o pior resultado do Ibovespa, com queda de 76,89%, diante de uma crise de confiança após uma série de adversidades envolvendo a empresa, entre elas fraude contábil, que resultou na troca de comando e republicação de resultados financeiros, entre outras medidas.

Até a véspera, os papéis acumulavam declínio de 7% em janeiro de 2021.

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja a Melhor Empresa para Receber Dividendos.

Eletronorte

Em comunicado separado, o IRB Brasil comunicou que o conselho de administração da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) aprovou acordo judicial, pelo qual a resseguradora deve receber aproximadamente 358 milhões de reais, do total de 390 milhões de reais, a ser pago à vista.

A ação, que envolve a SulAmérica (SULA11) e outras seguradoras, buscava o ressarcimento dos valores pagos à empresa Alumínio Brasileiro S/A (Albras), por força de contrato de seguro, em decorrência de sinistro envolvendo interrupção de energia elétrica, cujo fornecimento era responsabilidade da Eletronorte.

Resultado do IRB Brasil no Terceiro Trimestre de 2020

O resultado do IRB Brasil (IRBR3) no terceiro trimestre de 2020 (3t20), divulgado no dia 03 de novembro, apresentou um prejuízo líquido de R$ 229,8 milhões, contra um prejuízo de R$ 19,7 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.

A Margem líquida da IRB Brasil atingiu -9,7% no 3t20, apresentando retração de -8,6 pontos percentuais na comparação com o 3t19.

As ações da IRB Brasil (IRBR3) acumulam queda de 7,63% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 82,18% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.