O que é IRB

IRB é a maior resseguradora do Brasil, além de ser referência por sua solidez financeira e conhecimento técnico. Ela é uma empresa de capital aberto, ou seja, ela tem suas ações negociadas na bolsa de valores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essa empresa foi criada por Getúlio Vargas em 1939 porém somente em  1º de outubro de 2013 foi privatizada, realizando seu IPO em 2017. A partir dessa data a empresa começou a receber grandes investimentos, sendo uma das ações que mais se valorizaram no ano de 2018.

A IRB é uma líder em seu setor, portanto, para analisar o setor de resseguros no Brasil, é necessário entender a importância da IRB. E também a forma como seus concorrentes trabalham para tentar ultrapassar essa líder de mercado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Produtos e Negócios da IRB

A IRB tem cerca de 37% de market share, ou seja, ela tem muita relevância no setor de resseguros. Um dos principais pontos é a extensa linha de negócios da resseguradora.

A IRB atua nas seguintes áreas de resseguro:

  • Riscos Aeronauticos
  • Riscos Diversos
  • Riscos de Engenharia
  • Riscos Rurais
  • Garantia
  • Linhas Financeiras 

Esses são apenas alguns dos serviços que a IRB presta, por conta disso, ela tem uma vantagem em relação a resseguradoras que possuem poucos produtos. Dessa forma, a IRB toma a frente em seu setor.

Além disso, a IRB já recebeu diversos prêmios pela qualidade do seu trabalho, ou seja, além de ter um grande público, ela preza pela qualidade do seu serviço. Isso é um ponto fundamental para que a empresa tenha uma boa relação com seu cliente.

Polêmicas da IRB

Apesar de ser uma empresa exemplo no seu setor, e atrair a atenção de muitos investidores, nos últimos anos a IRB esteve envolvida com uma série de polêmicas. Essas polêmicas acabaram afetando muito sua performance na bolsa de valores.

Por conta disso, o investidor atualmente enxerga a IRB com certo receio, pois essas polêmicas mostraram diversas fragilidades na parte administrativa da empresa.

Entre essas polêmicas estão o Caso Squadra e o Caso Warren Buffett.

Caso Squadra

Nos dias 02 e 09 de fevereiro, a gestora carioca Squadra Investimentos, publicou uma carta, explicando porque havia montado uma posição de short na empresa, nela apontava possíveis problemas contábeis.

Entre esses problemas estavam a inclusão de resultados da venda de participações em imóveis antigos como resultado recorrente.

Além da insuficiência de recursos para honrar seus compromissos se comparado a valores de outras resseguradoras globais.

Essa notícia acabou causando uma perda de 26,37% no valor das ações até 10 de fevereiro.

Caso Warren Buffett

No dia 27 de fevereiro de 2020, o jornal Estado de São Paulo divulgou que a Berkshire Hatthaway do megainvestidor Warren Buffett havia triplicado sua participação no IRB desde o começo do mês.

No dia 3 de março de 2020 a Berkshire Hathaway publicou uma nota em resposta esclarecendo sua posição na companhia.

Na nota estava a mensagem “Surgiram relatos recentes na imprensa brasileira que a Berkshire Hathaway Inc. teria se tornado acionista da IRB Brasil RE. Esses relatos são incorretos…”.

Esses dois casos somados às incertezas devido ao COVID-19, no dia 23 de março as ações da IRB acumulavam perdas de 75% durante esse período.

Além disso, ocorreu mais um problema com a resseguradora IRB no primeiro semestre de 2020, dessa vez um problema fiscal.

No dia 11 de maio, a IRB publicou um fato relevante comunicando a decisão de instauração de fiscalização especial a ser conduzida pela Superintendência de Seguros Privados, em razão de apresentar insuficiência na composição dos ativos garantidores de Provisões Técnicas.

Essa combinação de problemas acabaram manchando a imagem da IRB perante todo o mercado financeiro. Isso fez com que a empresa não recuperasse até hoje o valor das ações antes do caso Squadra.

Portanto, apesar da IRB ser uma gigante em seu setor, é necessário analisar profundamente a forma como a diretoria conduziu esses problemas.

Uma vez que é fundamental uma diretoria íntegra e competente, para o sucesso da empresa e consequentemente de um investimento.