O que é IPP - Índice de Preços ao Produtor

IPP - Índice de Preços ao Produtor é um índice feito pelo IBGE que busca acompanhar o preço de venda de produtos e serviços que são realizados por aquelas empresas que pertencem a indústria extrativa ou também a de transformação.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dessa forma, o IPP - Índice de Preços ao Produtor, busca entender e mensurar as alterações de preços dos produtos daquelas empresas que extraem matéria prima e também aquelas que utilizam essa matéria prima para produzir determinado bem.

Portanto, o IPP é um índice muito importante para entender como está a dinâmica da indústria brasileira em geral. Pois isso acaba impactando diretamente na economia do país,e também na qualidade de vida da população. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância do IPP - Índice de Preços ao Produtor

O principal objetivo do IPP - Índice de Preços ao Produtor é justamente medir a variação que ocorre na venda dos bens e serviços produzidos pelas indústrias extrativistas e de transformação.

Esse índice trabalha com todos os segmentos industriais presentes no país com base nos valores recebidos pelos produtores industriais. Além disso, o IPP se preocupa em evitar qualquer tipo de distorção que possa ocorrer no momento de mensurar as variações de preço.

Para isso, eles dividem de forma minuciosa em diferentes categorias e também detalham de forma muito ampla cada tipo de produto. Isso elimina a chance de o resultado final ser distorcido por conta de algum choque em determinado subsetor.

Existem diversas formas de utilizar o IPP - Índice de Preços ao Produtor em uma análise, sendo que as principais formas são:

  • M/M - 1 (mês contra mês): o funcionamento desse indicador é simples, comparando o preço praticado no mês vigente contra o mês anterior do mesmo ano. 
  • M/M - 12 (mês contra mês do ano anterior): o problema de comparar um mês com o mês anterior do mesmo ano (M/M - 1) é que o resultado pode ser distorcido por sazonalidade.
    Em dezembro, por exemplo, é comum que alguns segmentos tenham forte aumento de vendas em função do Natal. Sendo assim, especialmente para bens de consumo comerciais, a métrica mais adequada é comparar a evolução do preço versus o mesmo mês do ano anterior
  • YTD (Year to Date): por fim, há ainda a métrica YTD, que nada mais é do que o resultado acumulado no ano. A ideia aqui é somar o resultado do ano, comparando-o com o mesmo período do ano anterior. Essa forma de análise é muito utilizada para entender mudanças nesses setores visando o longo prazo.

É importante pontuar que o IPP foca nas variações de preço ligadas diretamente ao produtor, porém isso acaba refletindo no preço do consumidor final.

Portanto, para realizar uma análise mais precisa é possível utilizar indicadores que mensuram a variação de preço para o consumidor. 

Para isso, existem índices como o IPCA que focam na variação de preços para o consumidor. Outro índice que pode ser utilizado para entender melhor a inflação e variação de preços é o IGP-M, que mensura as variações de preço na economia brasileira como um todo.

IPP - Índice de Preços ao Produtor e Investimentos

O IPP - Índice de Preços ao Produtor pode ser uma ótima ferramenta para o investidor, uma vez que ele é um bom termômetro para entender como está a indústria brasileira. Sendo que isso pode reforçar ou mudar a tomada de decisão desse investidor.

O IPP acaba servindo também como um índice para mensurar a inflação, sendo que pode impactar diretamente na rentabilidade de um investimento.

Isso ocorre pois a inflação de forma descontrolada é vista como um sinal de fragilidade econômica. Com isso, os investidores podem se sentir receosos em relação a investir e também empreender.