O que é Ipea - Instituto de pesquisa econômica aplicada

Ipea - Instituto de pesquisa econômica aplicada é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia. Foi criado em 1964 com o nome de Escritório de pesquisa econômica aplicada, sendo que assumiu o nome de instituto em 1967.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A criação desse instituto surgiu da necessidade de gerar dados e relatórios sobre as questões econômicas do país. Dessa forma o Ipea - Instituto de pesquisa econômica aplicada é um dos principais elementos quando se trata de análises econômicas do Brasil.

Dessa forma, o Ipea é fundamental para que o governo  defina suas políticas públicas e demais programas de desenvolvimento e subsídios, sendo, portanto, fundamental para a economia brasileira.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivo do Ipea - Instituto de pesquisa econômica aplicada

Os dados e relatórios gerados por meio das pesquisas realizadas pelo Ipea ajudam em toda a gestão pública, principalmente quando se trata de tomada de decisão. 

Portanto, o instituto fornece informação e dados que impactam nas medidas tomadas para melhorar os indicadores econômicos e sociais em todo o país. Dessa forma, o Ipea realiza pesquisa sobre todos os setores econômicos, entre essas pesquisas é possível destacar:

  • Consumo em algum setor específico
  • Oferta e demanda de bens e serviços por todo o país
  • Impactos do Covid-19 na economia 
  • Panorama do setor industrial e do agronegócio

Essas são apenas algumas pesquisas realizadas pelo Ipea, ou seja, o instituto busca abranger o máximo de campos e setores possíveis. Isso faz com que a análise da realidade econômica do país seja a mais precisa possível.

Além disso, o Ipea busca realizar pesquisas sobre o contexto atual, ou seja, o instituto tem a preocupação de coletar dados e realizar pesquisas sobre os temas mais relevantes no momento. Isso ajuda a atravessar momentos de crise ou também de mudanças na economia do país.

Dessa forma, as pesquisas do Ipea são disponibilizadas de tempos em tempos para toda a sociedade e costumam aparecer em manchetes do jornal. Isso faz com que a informação chegue à população, além de contribuir com as autoridades do país.

Importância do Ipea - Instituto de pesquisa econômica aplicada

A Economia é uma das principais bases de um país, pois afeta desde questões políticas e eleitorais e principalmente por afetar a qualidade de vida de toda a população. Por conta disso, ter dados para entender melhor a realidade econômica do país é fundamental.

Isso acaba facilitando a tomada de decisão e também o uso de ferramentas da política econômica e também monetária. Dessa forma, é possível realizar mudanças para que o país atravesse crises ou momentos de instabilidade com menos danos para a população.

Ou seja, com base nos dados fornecidos pelo Ipea, o governo pode decidir por exemplo realizar mudanças para controlar a inflação naquele período. Isso acaba sendo fundamental para manter o poder de compra da população.

Para mudar esses indicadores e alterar a realidade econômica do país, o governo pode utilizar diversas ferramentas. Essas ferramentas são conhecidas como instrumentos de política monetária, entre os mais conhecidos estão:

  • Redesconto
  • Open Market
  • Depósito Compulsório

Porém para que o uso dessas ferramentas surtam o efeito desejado, é necessário uma análise profunda de como está a situação econômica e também quais são os causadores de uma possível fragilidade ou crise.

E para isso, o Ipea - Instituto de pesquisa econômica aplicada é fundamental, uma vez que é um dos órgãos mais competentes quando o assunto é coleta de dados e pesquisa econômica.

 Ipea - Instituto de pesquisa econômica aplicada e Investimentos

O trabalho realizado pelo Ipea é fundamental para o investidor, uma vez que entender a realidade econômica do país é fundamental para o sucesso dos investimentos. 

Além disso, momentos com uma grande alta na inflação impactam diretamente no mercado financeiro. Pois afeta tanto o rendimento dos investimentos quanto também a taxa básica de juros Selic.

Portanto é necessário que o investidor fique atento tanto às pesquisas divulgadas pelo Ipea, quanto às possíveis mudanças que isso causará no cenário econômico local.