O que é IPC - Índice de Preços ao Consumidor

IPC - Índice de Preços ao Consumidor é um índice que mensura a variação de preço de determinados produtos. Esse índice é muito importante para entender como está a economia do Brasil, uma vez que através dele é possível analisar a questão inflacionária.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse índice é elaborado pelo IBRE(Instituto Brasileiro de Economia) e por ser um índice focado no preço ao consumidor, ele tem como base diversos bens de consumo. Portanto, ele analisa a variação de preço daqueles produtos que têm o consumidor como destino final.

Existem algumas formas diferentes para se mensurar o IPC, e cada uma dessas formas tem uma utilidade. Dessa forma é necessário selecionar o índice que mais se adequa às necessidades de quem precisa analisar essas variações de preço.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Metodologias do IPC - Índice de Preços ao Consumidor

Para fazer a mensuração do IPC - Índice de Preços ao Consumidor é levado em conta em 8 grupos de produtos diferentes, Alimentação, Comunicação, Educação, Habitação, Leitura e Recreação, Saúde e Cuidados Pessoais, Transportes, Vestuário e outras Despesas Diversas.

Além dessa seleção de 8 principais grupos de produtos, o IPC tem diversas formas de se mensurar a variação de preço. A principal diferença é o período em que é mensurado o preço desses bens de consumo.

  • IPC-DI (Índice de Preços ao Consumidor - Disponibilidade Interna) é mensurado com base na variação de preços entre o primeiro e o último dia do mês de referência.
  • IPC-10 foca no período entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência. Essa diferença no período já é responsável por possíveis diferenças no resultado.
  • IPC-M (Índice de Preços ao Consumidor - Mercado) calcula a evolução entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência.
  • IPC-S mensura a variação de preços semanalmente, nos dias 07, 15, 22 e 31 de todo mês.

Índices de Inflação

Existem outros índices para mensurar a variação de preços, e cada um desses índices tem uma metodologia própria que impacta diretamente no resultado final. Por conta dessas diferenças, cada índice acaba refletindo a realidade de um setor ou de uma parte específica da população.

Entre os principais índices utilizados na hora de mensurar variações de preço em um determinado período de tempo, estão:

  • IGP-M   (Índice Geral de Preços do Mercado)
  • IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)
  • INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor)

Portanto, ao tentar analisar as condições econômicas do país, ou mensurar a inflação em determinado período de tempo é importante se atentar a qual a metodologia adotada pelo índice.

Isso evita que a análise seja feita a partir de um índice que não é o ideal para aquela situação. Fazendo com que a análise ou pesquisa tenha um resultado que retrata a realidade econômica de uma forma mais completa.

Além disso, muitos desses índices são utilizados no momento de reajuste salarial e também quando ocorre reajuste de aluguéis. Ou seja, esses índices impactam diretamente na vida da população.

IPC - Índice de Preços ao Consumidor e Investimentos

O investidor deve estar atento ao IPC - Índice de Preços ao Consumidor, pois a variação de preço pode impactar nos seus resultados. Caso o seu investimento tenha um rendimento menor que a variação de preços, é possível afirmar que o investidor perdeu dinheiro nesse período.

Além disso, o governo acaba utilizando diversas ferramentas para controlar essa inflação causada pelo aumento dos preços.

Essas ferramentas podem impactar diretamente no mercado financeiro e consequentemente nos investimentos.