O que é IPA - Índice de Preços do Atacado

IPA - Índice de Preços do Atacado é um índice que tem como finalidade medir a variação de preços do atacado. Esse é um índice muito importante para entender como está a questão de oferta e demanda nos setores produtivos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O mercado de atacado é composto, basicamente, por produtos e serviços negociados entre empresas. É diferente do varejo, onde há a inclusão do consumidor final. Portanto, é necessário ficar atento a essas especificidades do IPA - Índice de Preços do Atacado.

Esse indicador em 2010 atualizou sua nomenclatura, passando a se chamar IPA - Índice de Preços ao Produtor Amplo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Metodologia IPA - Índice de Preços do Atacado

É muito importante entender como é mensurado esse índice, para isso, é necessário entender qual a metodologia aplicada. Ou seja, quais são as regras seguidas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), instituição responsável pelo índice.

Portanto, existem algumas especificidades do IPA - Índice de Preços do Atacado. Uma das principais, é a forma de cálculo do IPA, sendo as mais utilizadas:

  • IPA-DI: Nesse modelo o  cálculo apresenta a Disponibilidade Interna (DI) do indicador. Ou seja, considera a variação mensal de preços no período entre o primeiro e último dias de um mês, conforme sinalizamos anteriormente;
  • IPA-M: a letra M do IPA indica sua relação com o Mercado. Isso significa que o indicador apresenta a variação dos preços atacadistas entre o vigésimo primeiro dias de um mês até o vigésimo dia do mês subsequente;
  • IPA-10: é chamado de Índice de Preços ao Produtor Amplo - 10. O número é uma menção para as datas consideradas, iniciando no décimo primeiro dia de um mês e contemplando até o décimo dia do mês posterior.

É necessário entender a importância deste índice, pois com ele é possível mensurar a variação no preço dos produtos de diversos setores. Sendo fundamental para entender como se dá a inflação em determinado período de tempo.

Existem outros índices com outras metodologias, como é o caso do IGP-M e também o IPCA. Por conta das diferenças na metodologia, é possível obter diferentes resultados ao mensurar a inflação, mesmo analisando o mesmo período de tempo.

No caso do IPCA, por exemplo, seu foco é o consumidor amplo, ou seja, é diferente do IPA - Índice de Preços do Atacado, que tem como foco as empresas do atacado. Com isso, o resultado entre esses dois índices podem ter alterações.

Dessa forma, é fundamental entender a metodologia aplicada nos índices, para saber qual melhor se encaixa durante uma análise. Com isso, a análise acaba sendo mais fiel à realidade, pois utiliza dados que são mais relevantes de acordo com a necessidade da pesquisa.

Outra forma é utilizar mais de um índice, isso torna a análise mais completa, pois aumenta o número de dados disponíveis para trabalhar.

Investimento e IPA - Índice de Preços do Atacado

Os indicadores de inflação são muito importantes para o mundo das finanças e investimento. Dado que em momentos onde ocorrem grandes altas na inflação acaba afetando diretamente as empresas e a população.

A inflação com altas de forma descontrolada é vista como algo muito negativo na economia de um país. Pois afeta diretamente o poder de compra local e também mostra certa fragilidade e uma possível crise na economia.

Portanto é fundamental que o investidor se atente sobre como está a questão inflacionária no país, pois pode impactar diretamente na rentabilidade de seus investimentos. 

Para isso, é necessário utilizar diversos dados e indicadores que contribuem para essa análise, no caso do Brasil o IPA - Índices de Preços do Atacado pode ser utilizado para entender como está essa questão inflacionária por parte das empresas.