O que é IOT - Internet das Coisas

IOT - Internet das Coisas é uma grande rede de dispositivos conectados, esses equipamentos utilizam seu acesso a internet para melhorar suas funções. Equipamentos que fazem uso da IOT - Internet das Coisas acabam beneficiando seus usuários, principalmente em sua rotina.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Existem diversos dispositivos que passaram a utilizar o IOT, em sua maioria são dispositivos que já existiam, como geladeira, televisão. Porém passaram a se adaptar a novas tecnologias, inovando a forma como se utilizam esses equipamentos.

Porém, a IOT -Internet das Coisas também pode ser utilizada por empresas, uma vez que pode facilitar diversos processos tanto na área de produção, quanto na parte de vendas e logística. Com isso, diversas empresas passaram a implementar dispositivos que se enquadram no IOT.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de IOT - Internet das Coisas

O uso da IOT - Internet das Coisas vem se tornando mais popular a cada ano, por conta disso diversos dispositivos passaram por mudanças para a implementação dessa tecnologia. Como exemplo é possível citar:

  • Um aspirador de pó robô pode ser programado para limpar a casa depois da hora de dormir;
  • As lâmpadas de uma casa podem ser controladas pelo celular ou até mesmo controlar a iluminação, alternando sua intensidade conforme o horário do dia.
  • Fechaduras Inteligentes conectadas à internet por Wi-Fi que permite que portas sejam controladas digitalmente e até mesmo à distância por seus donos. Dando maior segurança e comodidade para as pessoas.
  • Freezers comerciais que podem avisar o proprietário em caso de defeito, evitando a perda de comida, ou qualquer outro insumo que seja perecível. Isso traz maior segurança para a utilização desses insumos e também evita gastos com possíveis erros.
  • Hospitais podem utilizar dispositivos automatizados e conectados de medição de batimentos cardíacos e outros dados, enviando os resultados diretamente para um sistema de controle, facilitando e agilizando todo o tratamento.
  • Sensores para agricultura capazes de detectar a temperatura e a umidade do ar e ativar sistemas de irrigação. Pela internet, podem acessar bancos de dados e projeções meteorológicas, se programar com antecedência e até mesmo regular o uso de água,

Como é possível notar, a IOT - Internet das Coisas vem para facilitar a rotina e também os processos que antes exigiam mais esforço. Além disso, aumenta a segurança quanto a erros, uma vez que esses dispositivos eliminam parte do erro humano.

Portanto, a IOT não é utilizada apenas em dispositivos para a população em geral. Empresas também buscaram se adaptar a esse avanço da tecnologia, pois facilita grande parte do seu sistema e também garante uma maior precisão durante os processos.

Isso acaba impactando diretamente nos resultados de empresas, já que traz melhorias e uma vantagem significativa em relação a concorrentes que não se inovam. Portanto, é fundamental que o investidor esteja atento a como as empresas que ele investe se relacionam com inovação.

IOT - Internet das Coisas e Investimento

Quando se trata de investimento, diversas empresas já se mostraram interessadas em investir e explorar cada vez mais o mercado de IOT - Internet das coisas. 

Muito desse interesse vem do fato de ser um mercado com um grande potencial de crescimento em um futuro relativamente próximo. Portanto, grandes empresas passaram a desenvolver esse tipo de tecnologia ou até mesmo comprar empresas que seguiam esse modelo de inovação.

Existem alguns exemplos de grandes empresas que compraram outras empresas que são reconhecidas pelo uso do IOT, um dos casos mais conhecidos envolve uma grande e conhecida empresa de tecnologia.

O Google comprou a empresa Nest por US$3,2 bilhões. Essa empresa fabrica e vende termostatos e detectores de incêndio que são “inteligentes”, o que significa que eles aprendem padrões de uso de energia e interagem com seus proprietários.

Portanto, esse mercado se mostra muito promissor, e todo investidor deve levar em consideração, quais empresas utilizam dessa ferramenta para obter vantagem em relação a seus concorrentes.