O que é Investment Banking

Investment Banking é uma operação financeira estruturada feita para clientes institucionais ou de alto nível. O investment banking é realizado pelos bancos de investimento e busca atender as demandas e necessidades de empresas ou grandes investidores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O papel do investment banking é justamente realizar essas operações que acabam sendo grandes demais para os bancos normais. Portanto, ele tem um papel fundamental na economia, principalmente pela importância das instituições que buscam esses bancos de investimento.

Normalmente empresas buscam essas operações para suprir alguma necessidade de capital. Esse capital pode ser utilizado das mais diversas formas, como por exemplo para realizar uma expansão produtiva ou alguma mudança em sua estrutura que precisa de investimento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Função do Investment Banking

Como dito anteriormente, o investment banking tem como principal público os grandes clientes corporativos. Por conta disso, as principais atividades e funções desempenhadas pelo investment banking são:

  • Assessoria durante processos de fusão e aquisição
  • Reestruturação societária, econômica e financeira
  • Emissão de Ações
  • Crédito corporativo
  • Emissão de títulos de dívida

Dessa forma, o investment banking realiza diversas operações que buscam auxiliar a empresa atingir um determinado objetivo. Desde mudanças na questão societária e até mesmo encontrando soluções para a parte financeira e econômica dessa empresa.

Entre as operações mais comuns estão a obtenção de capital e investimento por meio de Private Equity. Dessa forma, a empresa consegue capital para realizar suas mudanças estruturais e produtivas, enquanto o investidor encontra um bom meio para investir seu dinheiro.

Para isso, existem quatro principais setores dentro de um investment banking, e são eles:

  • Fusões e Aquisições e Assessoria Financeira (M&A)
  • Mercado de Ações (ECM)
  • Mercado de Dívida (DCM)
  • Project Finance

Essas são as principais áreas de atuação dos funcionários de um investment banking. Essas áreas abrangem grande parte das necessidades de uma empresa de grande porte quando se trata de finanças e investimento.

Todas essas atividades acabam estimulando o desenvolvimento e crescimento econômico, o que reflete diretamente na importância do investment banking para as empresas, investidores e também para a economia em geral.

Importância do Investment Banking

O investment banking é parte fundamental da dinâmica de crescimento das empresas, uma vez que ele facilita diversos processos e também auxilia em partes burocráticas como é o momento do IPO de uma empresa.

Isso permite que a demanda e oferta de capital ocorra de forma mais simples, pois grande parte dessas empresas demandam altas quantias de dinheiro em forma de investimento. Enquanto isso, diversos investidores buscam projetos e empresas para investir.

Devido a importância do investment banking, existem diversas leis e regras que devem ser seguidas. Isso traz mais segurança para todos os envolvidos nas operações. Por conta disso, o investment banking é regulado pelo Banco Central.

Com esse importante órgão fiscalizando e regulando a atuação do investment banking ele passa a garantir que não vai ocorrer nenhuma fraude ou erro nessas operações. Isso é fundamental para que ocorra um estímulo no mercado de crédito.

Além disso, ao auxiliar grandes empresas, o investment banking acaba estimulando o desenvolvimento econômico em diversos setores. Com isso, pode ocorrer um aumento na demanda de mão de obra, impactando diretamente nos níveis de desemprego.

Ou seja, é fundamental que a empresa detalhe todas as suas necessidades e também seus objetivos. Isso torna a atuação do investment banking muito mais efetiva, pois a partir dessas informações será traçado o melhor caminho para suprir essas necessidades.

Portanto, é necessário entender o real impacto do investment banking nas mais diversas áreas da economia. Pois com isso, é possível tornar sua atuação mais eficaz, e também utilizar esses bancos como forma de melhorar a economia em geral.