A ideia de investir te assusta? Se o seu medo é de perder dinheiro, abrir mão do controle ou acha que é preciso muito conhecimento e investimentos sofisticados, esta é a hora de repensar sobre o ato de investir.

Mesmo sendo uma ferramenta necessária para construir riqueza e  para garantir que seu dinheiro não perca o valor devido à inflação, muitas pessoas estão decididas a não investir. 

Segundo o último Raio-X do Investidor Brasileiro realizado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 60% dos brasileiros não investem em nenhum produto financeiro.

Dos que dizem investir, 29% deixam o dinheiro na caderneta de poupança.

Uma das razões para isso é a falta de educação financeira.

Na imensa maioria das escolas o tema finanças pessoais passa longe e em casa, o assunto dinheiro ainda é visto como um tabu.

O desconhecimento sobre o ato de investir faz muitos pensarem que é preciso ter um conhecimento elevado de finanças e economia, analisar gráficos complicados e encontrar tendências.

Complicar os investimentos é possível, mas não é o que traz resultado para a maioria das pessoas. É possível ganhar dinheiro investindo de forma simples!

Outro motivo comum para não investir é o medo de abrir mão do controle, de não ser inteligente o suficiente para fazer escolhas que não resultem na perda de todo o dinheiro que trabalhou tanto para ganhar.

Esse é um problema de mentalidade financeira. De crenças que você toma como verdade e que não te deixam progredir.

Você pode ter suas próprias razões para não investir, mas saiba que, no final das contas, todos esses medos são apenas desculpas que conta para você mesmo.

Existem mais pessoas que ficam receosas só de pensar em investir no mercado de ações, mas todos que conquistaram sua independência financeira tiveram que começar um dia.

E se tratando de visão de longo prazo, quanto antes começar, melhor.

Se você quer começar a investir e mudar sua vida financeira, veja como vencer a ansiedade em relação aos investimentos em três etapas.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

1. Converse sobre investimentos 

Quando não temos conhecimento sobre algo ou vamos começar algo novo é normal sentir uma ponta de preocupação e ansiedade.

Uma forma de se sentir mais tranquilo é estudar. Existe muito material na internet e em livros de investimentos.

Aqui no The Cap eu disponibilizo um e-book gratuíto para você baixar e aprender "Como Investir Começando do Zero".

Outra forma para te encorajar a investir é conversar com pessoas confiáveis a sua volta sobre seu desejo de investir.

Muitas vezes essa pessoa já investe ou tem a mesma vontade de começar. Então, vocês podem aprender juntos e se incentivar mutuamente.

Ouvir experiências e aprender com os erros dos outros é uma ótima ferramenta para vencer o medo.

As pessoas ainda tratam o dinheiro como tabu, mas conversas sobre isso podem ser muito importantes para mudar a sua mentalidade.

Só tenha cuidado com falsos gurus do mercado que te prometem altos retornos sem esforço e em um curto período de tempo.

Escute as pessoas a sua volta, mas saiba filtrar os bons conselhos. Depois, sempre vá atrás de conhecimento próprio!

2. Comece a poupar para investir

Depois de se sentir mais confortável em relação aos investimentos, determine uma porcentagem de sua renda para investir todos os meses.

Em seu planejamento financeiro, inclua essas contribuições em seu orçamento.

Aqui é importante mudar a sua mentalidade em relação à economizar para investir.

Veja isso como contas de longo prazo na qual estará ganhando mais dinheiro para viver com mais tranquilidade no futuro.

Caso invista corretamente, você não precisa se preocupar em "perder" o dinheiro, mas saiba que não deverá tocar nesses fundos por um tempo. 

Então, tudo que precisa fazer para eliminar a ansiedade financeira é ter certeza de que pode sobreviver sem essa quantia no curto prazo.

Por isso, a primeira coisa é montar sua reserva de emergência. Ela te dará a segurança de que se algum imprevisto acontecer, você terá condições financeiras para arcá-las.

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital "Como Começar a Investir do Zero".

3. Encontre investimentos para o seu perfil de investidor

Existem diversos tipos de investimentos, desde os mais seguros até os mais arriscados. Dos mais simples aos mais complexos.

O que você precisa fazer é encontrar aqueles que são melhores para o seu perfil de investidor.

Ainda não sabe qual a sua tolerância ao risco? Faça o teste de perfil de investidor online e descubra os melhores investimentos para compor seu portfólio.

Se você tem medo de investir, comece com algo fácil e seguro. Isso vai te ajudar a aprender fazendo. Com o tempo, irá ganhando mais confiança e poderá explorar outros tipos mais rentáveis.

Uma opção para começar é o Tesouro Selic. Um investimento seguro, com alta liquidez e que você pode acessar quando desejar.

Depois, pode passar para outros títulos do tesouro, como o Tesouro IPCA e demais ativos de renda fixa como CDB, LCI e LCA para metas de prazo mais longo.

Ver seus investimentos crescerem com o tempo ajuda a aumentar sua confiança.

Depois, pode iniciar os investimentos em renda variável, como nos fundos de índices (ETFs), que seguem o desempenho de um índice do mercado e não requer que você faça movimentos, pois é uma gestão passiva.

Dados mostram que o desempenho histórico do mercado de ações apresentou tendência de alta no longo prazo. 

Embora você não possa garantir que todas as ações individuais irão subir para sempre, o mercado como um todo deve subir. 

Contanto que você diversifique seu portfólio e não coloque todos os seus ovos na mesma cesta, seus retornos gerais tendem a espelhar o mercado. 

Perceba que investir é diferente de especular ou tentar vencer o mercado, é apenas estar dentro para que você possa tirar proveito desses retornos médios. 

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital "Como Começar a Investir do Zero".

O medo é algo poderoso, mas a educação também. Quando se trata de independência financeira, é preferível se fortalecer para aprender do que ter medo de tentar.