Investir ou Empreender: O Que Rende Mais Com Menos Risco
|

Investir ou Empreender: O Que Rende Mais Com Menos Risco

O mercado financeiro e o empreendedorismo são duas formas de aumentar o seu patrimônio e ganhar mais dinheiro.

Por
Atualizado em 25/03/2021

Para aumentar seus rendimentos médios você precisa investir ou empreender. Descubra qual opção se encaixa melhor no seu perfil e o caminho mais adequado para você usar seu dinheiro.

Buscar por novas fontes de renda, ter mais segurança e estabilidade financeira se tornou uma das maiores preocupações dos brasileiros.

Existem duas formas de ganhar mais dinheiro e aumentar seu patrimônio: investir em aplicações financeiras ou em um negócio próprio.

Entre empreender ou investir é preciso ponderar as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Afinal, qual é a melhor?

Já deixo claro que uma não exclui a outra. Investir e empreender são coisas complementares.

O dinheiro que você ganha tem que ser investido de alguma forma. Se quiser acumular patrimônio mais rápido, precisa buscar formas de ganhar mais empreendendo.

No entanto, esse perfil não se encaixa para todos.

Por isso, te convido a conhecer mais os principais desafios e benefícios na rotina de quem investe e de quem empreende e descobrir qual desses dois perfis têm mais a ver com você.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Investir

Investir é a principal forma de fazer o dinheiro trabalhar para você. Ou seja, usar o seu dinheiro para fazer mais dinheiro ao comprar ativos.

Com bons investimentos, você garante retornos ao longo do tempo que aceleram o acúmulo de patrimônio para realizar seus sonhos e garantir a tranquilidade financeira.

Seja um empreendedor ou não, todos deveriam investir.

Ao deixar o dinheiro parado na conta corrente ou na poupança você não só deixa de ganhar como perde para a inflação.

Existe uma infinidade de modalidades financeiras para investir seu dinheiro.

Títulos públicos, CDBs, LCIs, fundos de renda fixa, fundos de investimento em ações, fundos imobiliários, investir diretamente em ações são apenas algumas delas.

Não precisa muito dinheiro para começar a investir nem ser um expert em finanças.

Veja como dar os primeiros passos para se tornar um investidor de sucesso baixando grátis o livro digital “Como Investir Começando do Zero”.

A primeira coisa a se fazer é criar um planejamento financeiro e começar a poupar para investir.

Trace seus objetivos, defina o seu perfil de investidor e diversifique sua carteira com ativos que irão lhe gerar a renda passiva.

Os investimentos são como um complemento para a sua renda.

Você não precisa deixar de exercer sua função atual nem se dedicar por muitas horas para investir no mercado financeiro.

É claro que o conhecimento é importante. Estude sobre o mercado para aprender os melhores investimentos para o seu perfil, como fazer uma boa alocação de ativos, encontrar oportunidades.

Com disciplina e aportes regulares você consegue alcançar uma estabilidade financeira independente de quanto ganha por mês.

Como Selecionar as Melhores Ações? Baixe Grátis o Checklist dos 5 Critérios Analisar uma Ação.

Vantagens de investir

A principal vantagem de investir é gerar uma renda passiva, sem esforço. Basta escolher bons investimentos e deixar que o tempo e o poder dos juros compostos se encarregam do resto.

Essa é uma forma tão poderosa de multiplicar o patrimônio que praticamente todos os milionários e bilionários do mundo investem.

Veja as principais vantagens de ser um investidor:

Menor dedicação do seu tempo

Investir exige pouco do seu tempo. Graças à tecnologia, tudo pode ser feito com muita praticidade, de onde estiver, via internet e aplicativos.

Com uma estratégia de longo prazo, basta que você acompanhe e rebalanceie a carteira de tempos em tempos.

Não é preciso acompanhar o mercado diariamente e você pode manter seu trabalho atual.

Com o tempo e aumento dos aportes poderá até viver exclusivamente da renda dos seus investimentos.

Diversificação

O investimento comporta uma diversificação maior do que empreender, onde se costuma trabalhar com apenas um tipo de serviço ou material.

São diversas opções em renda fixa e variável para diversificar a carteira, aumentar a segurança e os retornos.

Mais segurança

Ao alocar seu dinheiro em investimentos diferentes você estará mais protegido contra perdas resultantes de maus resultados e crises.

Assim, caso um setor seja afetado, é possível balancear os resultados gerais da carteira com os resultados melhores de outro.

Os diferentes tipos de investimentos também diferem no seu nível de segurança.

Enquanto a renda fixa tende a ser mais segura e oferecer, em muitos casos, a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), a renda variável pode oferecer um risco maior, mas possibilita retornos melhores.

Não necessita de grandes mudanças na rotina, conhecimento ou perfil específico

Para investir não é necessário que você mude toda a sua rotina ou abandone seu emprego atual. É possível conciliar os investimentos com outras atividades.

Os investimentos não precisam ser complicados. Com uma estratégia simples, mas bem executada, você terá grandes resultados.

Uma vez que existem diferentes tipos de aplicações financeiras, você não terá dificuldade em encontrar boas opções que combinem com o seu perfil de investidor.

Ainda não sabe qual o seu perfil? Então faça aqui o teste de perfil online e descubra os melhores investimentos para você.

Banner will be placed here

Desvantagens de investir

Investir é uma ótima maneira de rentabilizar seu dinheiro, mas não existe almoço grátis.

Essa frase tão usada no mercado financeiro quer dizer que nada na vida é de graça, por mais fácil que possa parecer.

Isso se encaixa perfeitamente no contexto dos investimentos.

O primeiro é o custo da tomada de decisão. Decidir começar a investir significa assumir o controle das suas finanças, pagar as dívidas, cortar gastos, abdicar de prazeres momentâneos para algo maior no futuro.

Isso não é fácil. Tendemos a sermos imediatistas. Queremos tudo para ontem, mas construir um patrimônio com investimentos requer disciplina e paciência.

O segundo custo é abrir mão de um dos lados do tripé dos investimentos.

Entenda que ao escolher um tipo de investimento você sempre estará priorizando entre segurança, rentabilidade ou liquidez.

Por isso, tenha em mente as “desvantagens” de investir:

Rentabilidade pode ser baixa dependendo do investimento

Rentabilidade e risco andam lado a lado. Os investimentos mais rentáveis inevitavelmente terão um risco maior envolvido.

Isso não quer dizer que investir é arriscado. Existem maneiras de mitigar esses riscos.

A desvantagem é que não são todas as pessoas que toleram riscos.

A bolsa de valores, por exemplo, oferece rentabilidade melhores, porém é muito volátil e não oferece nenhuma garantia.

Já os investimentos tidos como mais seguros, oferecem rentabilidades menores.

Por isso a importância de conhecer seu perfil de investidor e objetivos para montar uma carteira que atenda às suas necessidades.

Sozinho, o investimento não vai te levar à liberdade financeira

A não ser que você tenha uma quantia muito grande de patrimônio para investir, seus retornos vão depender da consistência dos aportes, do valor e do tempo de investimento.

A bolsa de valores e demais investimentos são uma forma de preservar e multiplicar o patrimônio no longo prazo.

Agora, para atingir a independência financeira mais rápido, você precisa trabalhar 3 pilares:

  • Ganhar mais;
  • Gastar menos;
  • Investir melhor.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Empreender

Muitas pessoas sonham em abrir o próprio negócio para ter liberdade de horários, autonomia para tomada de decisão e enriquecer rapidamente.

No entanto, engana-se quem pensa que empreender é fácil.

Ser empresário consiste em trabalhar muito mais, sacrificar feriados e finais de semana, ter disposição ao risco e criatividade para enfrentar os momentos difíceis e uma paixão calculada pelo negócio.

Principalmente nos primeiros anos e décadas da empresa.

A grande vantagem é que empreender é uma ótima forma de ganhar mais. Ao escalar seu negócio, você consegue ter acesso a ganhos muito maiores do que um trabalhador com carteira assinada.

Ao montar seu próprio negócio e contratar pessoas para trabalhar com você, aumenta sua velocidade de giro e o valor que recebe.

Conforme você for capaz de delegar as tarefas e criar um sistema que não dependa exclusivamente de você, ganhará não só dinheiro, como também o bem mais precioso, seu tempo.

Na maioria das vezes, empreender possibilita retornos muito maiores que as principais aplicações financeiras existentes no mercado.

É só ver a lista das pessoas mais ricas do mundo.

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, é fundador da gigante Amazon (AMZO34). Elon Musk é dono da Tesla (TSLA34), Bill Gates da Microsoft (MSFT34).

Até mesmo o megainvestidor Warren Buffett é dono da Berkshire Hathaway (BERK34), conglomerado que supervisiona e gere um conjunto de empresas subsidiárias.

Mas antes de se aventurar pelo empreendedorismo, a primeira e mais importante pergunta que você deve se fazer é: eu tenho o perfil de empreendedor?

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

Prós e contras de ter o próprio negócio

Investir em um negócio próprio e ser seu próprio chefe traz muitos benefícios, mas também alguns riscos.

Enquanto empreender pode ser um desafio prazeroso para alguns, para outros, pode ser um pesadelo interminável.

Por isso, essa decisão precisa estar baseada no seu perfil e objetivos, pois envolve habilidades específicas.

Primeiro vamos analisar onde você se encontra.

Ambiente CLT ou funcionário público

O trabalho com carteira assinada proporciona uma sensação de segurança. Seu salário e renda têm menor volatilidade. Geralmente o quanto você ganha é definido por contrato e não por desempenho.

Justamente por isso, esse ambiente também acaba se tornando menos meritocrático. Ou seja, mesmo você merecendo mais, vai ganhar o mesmo salário do que alguém que não se esforce tanto.

Nesse ambiente você tem menos liberdade para escolher quando, como e no que trabalhar.

Também não é algo escalável. O quanto você ganha acaba sendo limitado também ao seu número de horas, ou seja, no máximo 24 horas.

Ambiente empreendedor ou autônomo

O ambiente empreendedor, embora seja mais volátil por depender do seu desempenho, caso tenha um bom resultado, isso pode se transformar em muito mais dinheiro.

Você tem uma liberdade maior para fazer sua rotina e adequar sua forma de trabalho para aquela que pode gerar mais benefício.

O problema dessa autonomia é que se você é uma pessoa desregrada, pode comprometer seus resultados.

Empreender é arriscado. Não há garantias de sucesso nem de retorno. Sem contar que o excesso de burocracia, altos impostos e insegurança pública ainda são obstáculos para o empreendedor no Brasil.

Mesmo assim, empreender te permite ir mais longe, ganhar mais, investir mais e acelerar o caminho para sua independência financeira.

O melhor de empreender é a possibilidade de escalar o produto que você ou sua empresa vende.

Ao expandir com mais funcionários, você consegue exponencializar os seus resultados.

Segredo da Riqueza

Qual a melhor opção, empreender ou investir?

Como tudo na vida, investir e empreender tem suas vantagens e desvantagens. A melhor opção depende de fatores como:

  • Seu perfil;
  • Objetivos pessoais e profissionais;
  • Quanto tem para investir.

No cenário ideal eu diria que fazer os dois é o melhor.  Um não exclui o outro, pelo contrário, um reforça o outro.

O conhecimento que você adquire empreendendo te torna um investidor melhor e o conhecimento que você adquire investindo te torna um empreendedor melhor.

Contudo, nem todas as pessoas possuem características de empreendedores e está tudo bem, mas arrisco a dizer que todos deveriam se tornar investidores.

Ao investir em ações, por exemplo, você está se tornando uma espécie de empreendedor, se tornando sócio de boas empresas, recebendo conforme sua participação sem atuar na administração delas.

Dessa forma, quanto mais a empresa crescer, melhor para você e seu patrimônio.

Veja como se tornar um investidor. Baixe grátis o e-book “Como Investir Começando do Zero”.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE