Na maior parte do tempo eu compartilho a visão do Warren Buffett quando o assunto são ofertas iniciais de ações (IPOs):

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Eu acho que participar de IPOs em períodos de mercado otimista é algo que as pessoas não deveriam considerar, de jeito nenhum”.

Buffett deixa claro que, para ele, as empresas escolhem o momento que melhor irá beneficiar o seu negócio e não o investidor

Na prática, as empresas aproveitam o otimismo do mercado financeiro para jogar o seu valor inicial nas alturas. 

Por isso é muito importante analisar profundamente a empresa e sua precificação, antes de optar por participar de um IPO.

E foi exatamente isso que fizemos ao analisar a Intelbras (INTB3) e optar por participar de seu IPO em fevereiro deste ano.

O relatório com a tese de investimentos está na área de publicações do canal Joias da Bolsa para os assinantes. Hoje quero me ater aos resultados do primeiro trimestre de 2021 da Intelbras

Vou fazer uma breve apresentação para os investidores que ainda não conhecem a empresa:  

A Intelbras, fundada há mais de 45 anos, é a maior fabricante do país de câmeras e equipamentos eletrônicos de segurança, assim como softwares de monitoramento, controle de acesso, redes e de comunicação.

A companhia está́ presente em quase todo território nacional e chega a exportar seus produtos para países da América Latina e da África. 

Vale destacar que a empresa conta com 4 unidades fabris no Brasil, situadas em Santa Catarina, Minas Gerais e Amazonas, além de uma equipe de pesquisa e desenvolvimento na China.

Sobre os resultados pertinentes ao primeiro trimestre deste ano, podemos resumir em 4 principais números:

Principais resultados de 1t21 da Intelbras (INTB3)
Principais resultados de 1t21 da Intelbras (INTB3).

Em comparação ao primeiro trimestre de 2020, a empresa apresentou expressivo crescimento nas linhas de receita líquida, ebitda e lucro líquido

Todo esse crescimento veio acompanhado de um aumento na rentabilidade do negócio mensurado pelo ROIC.

Essa combinação é um excelente sinal, pois comprova o ganho de eficiência na operação.

Qual Ação Investir Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos com Potencial de Valorização.

Se aprofundarmos um pouco a nível de canais de comercialização, vamos perceber que ocorreu expressivo crescimento nos canais de varejo, distribuição e soluções.

Dessa forma o risco do negócio é reduzido, já que a origem de vendas foi diluída entre os canais.

Em relação aos possíveis problemas de estoque, a empresa tomou medidas antecipadas sobre sua reposição de peças, inclusive a níveis superiores às vendas projetadas.

Existe um movimento muito conhecido no mercado que acontece após as crises econômicas

As empresas pequenas com menor acesso ao crédito e uma estrutura financeira mais frágil, sofrem de forma mais intensa que as grandes empresas em períodos turbulentos. 

Quando a crise passa ou se começa a enxergar uma luz no fim do túnel, as grandes empresas buscando consolidação no mercado, partem para aquisições das pequenas empresas. 

O objetivo é aumentar cada vez mais o market share

Nesse aspecto o momento é muito oportuno para Intelbras, já que após o IPO e os resultados do primeiro trimestre, ela detém um caixa de R$ 1,1 bilhão. Inclusive a empresa já iniciou seu processo de crescimento via aquisições.  

Qual Ação Investir Hoje? Veja a Melhor Ação de Dividendos com Potencial de Valorização.

No início de abril ela realizou a compra de 75% das cotas da Khomp Indústria e Comércio, incrementando tecnologia e produtos complementares aos seus produtos de comunicação. 

A Intelbras está apresentando crescimento e consistência em um negócio difícil de ser replicado, com cobertura de distribuição dos produtos cobre 98% do território brasileiro

Por fim, vale destacar que a empresa possui todos os requisitos para continuar com o seu ritmo de crescimento

Em 2020, a empresa ingressou no segmento de energia solar e fechou o ano com crescimento de 25%.

Se compararmos os resultados do primeiro trimestre de 2021 com o primeiro trimestre de 2020, o crescimento supera 90%.

Não vou me surpreender se a INTB3 se tornar um dos melhores investimentos para 2021

E fico feliz que os assinantes do Canal Joias da Bolsa tenham comprado esse ativo por um preço tão amigável. Tem potencial para isso.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.