Quem deseja atingir a independência financeira sabe da importância de buscar as melhores formas de colocar seu dinheiro para trabalhar por você.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É fundamental comparar as classes de ativos disponíveis para decidir onde investir para ter mais retornos com segurança.

Além de começar a investir melhor na bolsa de valores, também é necessário entender as particularidades de cada investimento para analisar se eles são adequados às suas metas financeiras.

Por exemplo, se você está pensando em aplicar seu dinheiro para viver de renda, está na hora de saber como encontrar as ações que pagam bons dividendos.

Mas se seu objetivo é investir em um título de renda fixa com retornos mais altos, você deve entender como funcionam as debêntures.

Então, você está pronto para saber se vale mais a pena investir em ações que pagam dividendos ou em debêntures?

Leia até o final e descubra qual tipo de investimento é mais rentável e seguro a longo prazo.

Ações Que Pagam Dividendos

Os dividendos são a parte dos lucros da empresa que é distribuída para os seus acionistas.

Investir em ações que pagam bons dividendos significa saber escolher as empresas que distribuem seus lucros de maneira consistente aos investidores.

Uma empresa pode fazer três coisas com seus lucros:

  • Reinvestir todo o lucro no próprio negócio;
  • Distribuir todos o lucro em forma de proventos;
  • Ou distribuir uma parte e reinvestir o restante.

A porcentagem de quanto do lucro é distribuído aos acionistas é identificada pelo indicador de Payout, que evidencia se a empresa paga bons dividendos ou até além do que deveria.

Uma empresa boa pagadora de dividendos se destaca por um dividend yield (DY) acima dos 5% mantém um payout acima de 50% e abaixo dos 100%. 

Vale lembrar que os indicadores de DY e o payout são números referente a proventos já pagos e podem não condizer com os dividendos futuros da empresa.

Por isso, analisar os múltiplos de uma ação não substitui o estudo completo sobre a companhia e para qual direção ela está caminhando.

Como Investir em Debêntures

As debêntures são títulos de renda fixa que, na verdade, você está emprestando dinheiro para uma empresa, que oferece títulos de sua dívida.

Semelhante ao caso de instituições financeiras, quando você empresta dinheiro para um banco, você está comprando o Certificado de Depósito Bancário (CDB) do banco.

Enquanto os CDB são títulos de renda fixa vinculados aos bancos, as debêntures são títulos de renda fixa das empresas privadas.

Para investir em uma debênture, você empresta o seu dinheiro para uma companhia, em troca de receber esse valor no futuro, com o acréscimo de juros.

A taxa de juros a ser somada ao valor original é acordada no momento de efetuar a compra do título.

Vale lembrar que as debêntures são ativos de maiores riscos quando comparadas com os títulos públicos. Portanto, pagam taxas de juros mais altas.

Entretanto, essa modalidade pode ser menos arriscada do que as ações, por exemplo.

Tudo depende do tipo de empreendimento e da saúde financeira da empresa emissora do título.

Diferenças entre Debêntures e Ações de Dividendos

A diferença mais relevante entre a debênture e investir em uma ação que paga bons dividendos é o destino e o seu papel na instituição.

Investir em debênture torna você um credor da empresa, enquanto, investir em ações faz de você um sócio da companhia.

Outra diferença básica entre esses tipos de investimentos é que a compra de ações pode ser feita através do home broker da sua corretora de valores.

Ou seja, através da bolsa de valores, você pode comprar uma ação a qualquer momento que o pregão estiver aberto.

Já para comprar debêntures não é tão simples, pois não há um mercado organizado e fácil para o pequeno investidor individual ter acesso a esse tipo de investimento.

Em relação aos rendimentos de cada classe de ativo, em tese, o investimento em debênture tende a ter uma rentabilidade menor.

Já no caso das ações, por ser investimento em negócios, o potencial de valorização tende a ser mais elevado.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Para ajudar você a começar seu caminho rumo à independência financeira através de investimentos, baixe gratuitamente o livro digital "Como Começar a Investir do Zero". 

Mas se você já investe e gostaria de ter uma rentabilidade maior, faça um teste online de perfil de investidor, receba uma sugestão de carteira e entre na jornada dos milionários.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.