O que é Investimentos Alternativos

Investimentos Alternativos é uma forma de investimento que se diferencia daqueles investimentos tradicionais. Eles não estão listados em bolsa de valores, ou seja, são formas de investir que não são tão comuns para o público em geral.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Como esse modelo de investimento não é encontrado na bolsa de valores, eles não são regulamentados pela CVM. Dessa forma, é necessário entender tanto a forma como funciona o investimento, quanto às questões legais que incidem sobre ele.

Porém, esses investimentos alternativos acabam se mostrando uma ótima forma de diversificar sua carteira de investimento. Uma vez que existe uma grande variedade de modelos que acabam se encaixando em todos os perfis de investidor.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de Investimentos Alternativos

Os investimentos alternativos ano a ano se tornam mais populares, apesar de até hoje no Brasil ser um mercado pouco explorado. Existem os mais diversos modelos de investimentos alternativos. Alguns exemplos que podem ser citados são:

  • Private Equity: Esse tipo de investimento se baseia em um fundo de gestão ativa, onde adquirem participação em empresas de capital fechado. O objetivo desse investimento é alavancar o crescimento da empresa e com isso obter lucro com a venda no futuro.
  • Venture Capital: São parecidos com os Fundo de private equity, porém o foco são em empresas em suas fases iniciais, conhecidas como startups. O risco desse modelo de investimento é alto, uma vez que empresas em fase inicial ainda têm muitas incertezas.
  • Special Situations: Os fundos de Special Situations não têm uma característica específica, e podem investir em empresas e estruturar operações que geralmente envolvem crédito.
    Esse tipo de investimento costuma ter prazos mais curtos se comparado aos fundos de Private Equity ou Venture Capital
  • Pedras Preciosas

Esses investimentos não são tão divulgados como os de renda fixa ou variável. Dessa forma, menos pessoas acabam entrando em contato com esse mercado.

Vantagens dos Investimentos Alternativos

Por não terem muita correlação com o mundo dos investimentos tradicionais, eles podem ser uma boa alternativa para a diversificação da carteira. Por terem uma lógica e dinâmica diferente, eles podem ser atrativos em momentos de crises, por exemplo.

Inclusive, a não correlação com o mercado financeiro tradicional é uma das grandes vantagens desse tipo de investimento.

Isso porque eles não são tão afetados, necessariamente, por crises financeiras, políticas ou de outras naturezas. Assim, esses investimentos trazem proteção à sua carteira em momentos de instabilidade.

Um outro ponto positivo é a proteção oferecida contra os movimentos da inflação. Grande parte dos investimentos alternativos tem a capacidade de não sofrer alterações negativas com os movimentos da inflação, assim como acontece com a renda fixa ou a renda variável.

Investidores e Investimentos Alternativos

Como todos os tipos de investimentos, é necessário analisar o perfil do investidor e quais seus objetivos com a aplicação antes de investir. Com isso em mente, é necessário analisar se o  investimento escolhido se adequa ao perfil e objetivos desse investidor.

Os investimentos alternativos têm duas características principais:

  • Baixa liquidez
  • Longo prazo

A liquidez é justamente a facilidade em que o investidor consegue transformar o ativo em caixa, ou seja, o quão fácil é vendê-lo. No caso dos investimentos alternativos a liquidez é baixa, ou seja, é difícil vendê-lo ou transformá-lo em caixa. 

Esse é um ponto muito importante a se considerar, uma vez que o investidor deve focar no longo prazo quando investe em modelos de investimentos alternativos. Uma vez que a venda desse ativo ou título não acontece com a mesma rapidez que os investimentos tradicionais.Portanto, apesar de se mostrar uma ótima forma de investir, é necessário entender as especificidades desses modelos e analisar se são compatíveis com o perfil e também os objetivos do investidor.