O que é Investidor Institucional

Investidor Institucional são empresas que investem em nome de um grupo. Esse grupo pode ser formado tanto por pessoas quanto por empresas, ou seja, os investidores institucionais são organizações que montam um portfólio de ativos para vários outros investidores.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Fundos de Investimento é um dos exemplos de investidor institucional, uma vez que a gestão do portfólio fica sob responsabilidade de um profissional contratado pelo fundo. Esse profissional é fundamental para o sucesso desse fundo de investimento.

Essa forma de investidor é fundamental para o mercado financeiro, uma vez que ele movimenta grandes quantias de dinheiro. Já que esse investidor institucional é responsável pelo capital de várias pessoas ou instituições.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de Investidor Institucional

Existem diversos tipos de investidor institucional e cada um tem suas especificidades, além de atrair um público diferente. Isso torna o investimento por meio de um investidor institucional algo personalizável de acordo com o perfil da pessoa ou empresa cliente.

Entre os principais modelos de investidor institucional é possível apontar:

  • Os bancos são os investidores institucionais mais conhecidos no mercado financeiro. Eles trabalham com a administração do dinheiro tanto de seus correntistas, quanto dos seus investidores.
  • Outro exemplo de investidor institucional são as seguradoras que administram o patrimônio realizando muitas movimentações no mercado financeiro. Dessa forma, também são um exemplo de investidor institucional na bolsa de valores.
  • Já os fundos de pensão são fundos de investimentos voltados para a previdência, em especial para funcionários públicos. Empresas como os Correios ou a Petrobrás são exemplos de empresas que montam fundos de pensão para seus colaboradores.
  • Um último exemplo são os family offices, que são gestoras cujo o principal objetivo é gerenciar o patrimônio de uma família. Ou seja, esse serviço é voltado para famílias com muito poder financeiro e que desejam uma equipe de profissionais para administrar.

Regulamentação do Investidor Institucional

O investidor institucional precisa seguir uma série de regulamentações e regras, isso serve para trazer uma maior segurança para seus investidores. Isso se dá também pela grande quantia de dinheiro que é gerido por esses investidores.

Entre as exigências é que o investidor institucional seja registrado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) brasileira. Além disso, esse investidor deve se enquadrar em uma  certa política de investimento.

Essa política de investimento serve para deixar claro quais são as intenções de cada instituição, pois trata da parte de risco e retorno, mas também aborda os modelos de investimento e benchmark utilizados para comparar sua rentabilidade.

Por exemplo, um fundo de investimentos segue um determinado regulamento. Neste regulamento consta as porcentagens definidas do quanto de capital ele pode investir em dadas classes de ativos.

Ou seja, o gestor desse fundo deve obedecer essa política de investimento durante a administração do seu portfólio, isso aumenta a segurança para os investidores.

Importância do Investidor Institucional

A existência desses investidores institucionais é extremamente importante para o mercado financeiro. Já que eles movimentam um alto capital e representam os interesses de outros investidores, sejam pessoas físicas ou empresas.

A própria dinâmica da bolsa de valores é alterada por conta da ação desses grupos. Um exemplo é o aumento da liquidez de ativos nas negociações, já que os investidores institucionais costumam focar em produtos com maior liquidez, que possam ser negociados rapidamente.

Com isso, a parte de regulamentação e fiscalização é fundamental para que todas as operações ocorram de forma correta, evitando fraudes ou erros. Uma vez que um erro cometido por esse investidor institucional pode ter consequências negativas para todo o mercado financeiro.

Portanto, tanto a CVM, quanto outros órgãos de segurança se esforçam constantemente para fiscalizar e caso seja necessário investigar o trabalho desses investidores institucionais. Com isso o mercado financeiro trabalha com mais segurança e também com maior credibilidade.