O que é Investidor-Anjo

Investidor-Anjo é aquele investidor que aporta parte do seu capital em uma empresa que está em sua fase inicial. Normalmente essas empresas estão em fase de validação de seus negócios e dando os primeiros passos para conquistar um mercado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essas empresas possuem um grande potencial de crescimento. Por isso, investir nelas pode gerar retornos significativos no longo prazo. Ao mesmo tempo, como essas empresas estão em fases iniciais de seu desenvolvimento, representam um investimento de risco.

Esse tipo de investidor vem se tornando mais popular a cada ano, sendo que no ano de 2016 o governo federal sancionou a Lei Complementar 155/2016 que trata sobre as responsabilidades e também direitos do investidor-anjo, tornando esse modelo de negócio algo mais regulamentado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Riscos do Investidor-Anjo

O maior risco envolvido nesse processo é que a empresa normalmente não tem uma estrutura ou até mesmo um público já consolidado. Com isso, é necessário trabalhar muito bem no desenvolvimento desses elementos que são cruciais para o desenvolvimento da empresa.

O investidor-anjo está disposto a correr esse risco pois sabe que, ao diversificar seus investimentos, esse risco acaba se diluindo entre aqueles investimentos mais seguros. Além disso, o retorno dessas empresas em desenvolvimento acabam sendo um grande atrativo.

Isso ocorre pois, essas empresas podem obter resultados muito superiores a qualquer outro tipo de ativo financeiro disponível no mercado. Ou seja, o retorno do investidor-anjo pode ser muito maior do que o comum na bolsa de valores.

Além da possibilidade de retornos acima da média do mercado, o investidor-anjo pode possuir outras motivações. Um exemplo de motivação extra é se tornar um agente ativo no momento de tomadas de decisões dessa empresa.

Com isso, ele pode ser uma peça fundamental para a expansão e até mesmo o sucesso desse negócio. Portanto, um investidor-anjo que possui conhecimento no setor de atuação da empresa acaba beneficiando muito a instituição em si.

Esse tipo de investidor-anjo é conhecido como Smart Money, pois é o capital controlado por um investidor que possui conhecimento. Podendo contribuir de forma mais ativa tanto nos processos de tomada de decisão, quanto na parte de gestão.

Retorno do Investidor-Anjo

As empresas que estão em expansão geralmente passam por várias rodadas de investimento para que possam atingir seus objetivos de crescimento acelerado.

Com isso, a cada rodada de investimento o valor da empresa geralmente aumenta, valorizando o investimento de todos aqueles que já possuíam participação na empresa, incluindo o investidor-anjo.

Outra possibilidade é que, caso a empresa seja bem-sucedida, ela terá destaque e conquistará uma parcela importante de seu mercado. Dessa forma, se tornará potencialmente muito interessante para uma fusão ou aquisição por parte de uma grande corporação.

É nesse momento que a empresa pode ser vendida, e o investidor-anjo também pode realizar a venda de sua participação. Dessa forma, o valor da venda de sua participação é muito maior do que o investimento anjo realizado quando a empresa ainda estava em sua fase inicial.

Perfil do Investidor-Anjo

O Perfil de investidor do investidor-anjo se caracteriza principalmente pelo fato de aceitar maiores riscos em seus investimentos. Além disso, esse tipo de investidor costuma ter muito conhecimento sobre o setor de atuação da empresa ou sobre investimentos no geral.

Por conta disso, os riscos desse tipo de investimento diminuem, já que o investidor sabe filtrar melhor quais os negócios apresentam mais chance de ter sucesso. Evitando aqueles casos de empresas em fase inicial que não se desenvolvem e acabam fracassando.

Dessa forma, é necessário entender que o perfil de cada investidor é parte fundamental na hora de realizar um investimento. Assim como o seu conhecimento sobre o setor, pois quanto mais conhecimento, melhor é a análise feita sobre um determinado investimento.