O que é Intraempreendedorismo

Intraempreendedorismo é empreender dentro de uma organização que já existe, ou seja, empreendendo e inovando de forma a trazer melhorias aos processos internos de um negócio. Essa forma de empreendedorismo é muito utilizada por colaboradores de empresas.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O intraempreendedorismo é uma forma de incentivar aqueles colaboradores que gostam de empreender e inovar. Isso traz diversos benefícios para o ambiente da empresa, uma vez que aumenta a satisfação desses trabalhadores e também traz mudanças na estrutura de trabalho.

Esse modelo cresce cada vez mais dentro do mundo dos negócios, uma vez que traz diversos impactos positivos nos resultados de empresas que se adaptam a essa dinâmica entre seus colaboradores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Benefícios do Intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo traz diversos benefícios tanto para a empresa, quanto para esses colaboradores que passam a empreender internamente. Como destaque é possível destacar os seguintes benefícios:

  • Retenção de talentos na empresa
  • Impulsionar a inovação
  • Melhorias nos processos internos
  • Crescimento profissional de seus colaboradores
  • Melhor conexão entre os colaboradores e gestores.

É possível afirmar que o intraempreendedorismo é interessante para todos os envolvidos, uma vez que incentiva os colaboradores. Isso faz com que eles se sintam mais à vontade e se empenhem mais em seu trabalho.

O fato de reter os talentos na empresa é fundamental para criar um quadro de colaboradores qualificados e também motivados a crescer e se desenvolver junto com a empresa. Isso traz um clima de parceria entre os colaboradores e seus gestores.

Como a empresa se mostra aberta a mudanças e melhorias, os colaboradores passam a buscar formas de melhorar os processos internos, por meio de sugestões e também implementação de mudanças na rotina de trabalho da empresa.

Exemplos de  Intraempreendedorismo

Atualmente diversas empresas adotam o intraempreendedorismo em seu ambiente de negócios. Porém uma das mais conhecidas pelo empreendedorismo entre seus colaboradores é a empresa Google.

Um exemplo de intraempreendedorismo dessa empresa é um dos seus serviços mais conhecidos, o Gmail. O serviço de e-mail do Google foi um projeto de um grupo de colaboradores e a empresa adotou esse projeto até tomar as proporções que tem hoje.

Outra empresa que adotou o intraempreendedorismo é a Dreamworks, o famoso estúdio de animação tem um projeto chamado “Sistema de Ideias”.

 Nesse projeto todos os colaboradores podem levantar ideias e opiniões sobre o processo de criação do estúdio. Ou seja, independente do cargo o colaborador pode participar com ideias e até mesmo levantar debates e críticas sobre as produções.

Além do projeto de ideias, a Dreamworks investe muito no desenvolvimento e capacitação de seus artistas, com isso, eles promovem diversos cursos e oficinas para trazer um maior nível de conhecimento e prática para todos os seus colaboradores.

É notável o cuidado que essas empresas têm em ouvir e levar em consideração o potencial de seus colaboradores. Isso aumenta a disposição e também empenho de todos ao realizar seu trabalho.

O intraempreendedorismo chega a causar grandes transformações na empresa, como é o caso do Gmail, isso faz com que esse modelo de negócio seja levado em conta ao se tratar de mercado financeiro e mundo dos investimentos.

Intraempreendedorismo e Investimentos

O investidor deve estar atento se as empresas nas quais ele investe se mostram adeptas a esse modelo de negócio. Muitas empresas se negam a ouvir seus colaboradores, o que torna um ambiente desmotivador para todos aqueles trabalhadores.

Empresas que não se mostram dispostas a dialogar com seus colaboradores e mudar sua estrutura para melhorar seus processos, se mostram ultrapassadas. Já que são inflexíveis perante novidades e mudanças.

Dessa forma o investidor deve analisar a forma como a diretoria e os gestores encaram a relação com seus colaboradores, pois isso pode impactar profundamente nos resultados da empresa.