O que é Intraday

Intraday é toda operação realizada na bolsa de valores que se inicia e é finalizada no mesmo dia. Ou seja, o investidor ou também conhecido como trader, não finaliza o dia com nenhuma ação ou ativo financeiro sob custódia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Existem diversas operações realizadas no intraday, e se baseiam na volatilidade dos ativos para que o operador obtenha lucros em suas operações. Aqueles que pretendem realizar essas operações devem estar ciente dos riscos, uma vez que se trata de Renda Variável.

Operações intraday vem se tornando cada vez mais populares no mercado financeiro, isso acontece por conta da promessa de lucro em um curto prazo de tempo. Portanto, é necessário entender como funciona esse mercado e se atentar aos riscos por trás dessa promessa de lucro.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Tipos de operações Intraday

Como apontado anteriormente, existem algumas formas e modelos de operação intraday. Cada uma com sua especificidade, porém entre as mais conhecidas estão:

  • Day trade é uma operação que se baseia em uma estratégia de comprar e vender ativos no mesmo dia. Não se trata, portanto, de um investimento a longo prazo, mas sim de aproveitar da volatilidade do mercado para especular e conseguir uma boa rentabilidade
  • Opções e derivativos são operações onde os investidores se beneficiam de ações que não valorizam tão rapidamente e estão subavaliadas. Dessa forma o investidor busca aproveitar essas oportunidades para realizar lucro.
  • Scalper Trading consiste em um conjunto de operações de curto prazo realizadas em um intraday e focadas em conseguir rentabilidade com as pequenas variações de diferentes ativos.
  • High Trade Frequency  (HTF) trata-se de uma estratégia que explora o volume e frequência das negociações para obter ganhos sobre micro variações de preço ao longo de um intraday.

Esse último modelo se assemelha ao scalper trading, porém faz o uso de robôs, que são muito mais precisos e rápidos na hora de realizar as operações. Essa técnica é muito utilizada por instituições com grande capacidade tecnológica.

No caso das operações intraday, muitas vezes o volume e volatilidade dos ativos financeiros são mais importante que a parte da análise fundamentalista. Uma vez que a operação não busca o longo prazo, abre margem para outras formas de análise.

Riscos do Intraday

Com o aumento na popularidade do intraday, diversas pessoas e empresas mal intencionadas começaram a atuar na área. Desde venda de cursos prometendo ganhos irreais, até mesmo empresas que sumiram com o dinheiro de investidores, começaram a surgir.

Com isso, diversas campanhas de conscientização começaram a surgir, tanto por parte das corretoras, quanto por parte da própria CVM. Essas campanhas buscam levar informação e impedir que esses golpes continuem a crescer.

Alguns casos de golpes tomaram grandes proporções, algumas empresas chegaram a perder milhões de reais de seus clientes. Isso acaba por afetar o mercado financeiro como um todo, uma vez que afeta a credibilidade da bolsa de valores no geral.

Com isso, a ideia de investimento a longo prazo passou a ser mais disseminada, e também uma visão de operações intraday de uma forma mais realista. Afastando a ideia de ganho de milhares de reais todos os dias, já que envolve um risco muito grande.

Outro ponto foi justamente mostrar a questão de risco e retorno, que é uma parte fundamental para o mercado financeiro. Quanto maior o retorno esperado, maior são os riscos envolvidos na operação, isso é fundamental para decidir a forma que o investidor vai operar no mercado.

O intraday é uma prática que pode ter ótimos lucros, desde que seja realizada com consciência e também com o conhecimento técnico necessário. Portanto, o estudo e a análise são parte fundamental para que o investidor obtenha lucro nessa forma de operação.