O que é Intervencionismo

Intervencionismo é um conjunto de práticas e ideologias político-econômicas que defendem a interferência do Estado na economia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Por meio de políticas monetárias, cambiais e fiscais, realizadas por várias instâncias do governo incluindo o  Banco Central, essas ferramentas impactam no comportamento do mercado e em diversos setores econômicos.

O intervencionismo se baseia na ideia do desenvolvimento produtivo e econômico, para diminuir a desigualdade e trazer melhorias para a classe trabalhadora no que se trata de renda e emprego.

Portanto o Estado tem a função de auxiliar a iniciativa privada por meio de incentivos tanto fiscais quanto jurídicos. O Estado também fica encarregado de assumir as responsabilidades onde a iniciativa privada não consegue, suprindo portanto, as necessidades da população.

Parte da ideologia intervencionista é baseada na ideia de equilíbrio entre os direitos sociais e os direitos individuais.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do Intervencionismo

Estados que adotam o intervencionismo acabam adotando diversas medidas para mudar algumas situações pelas quais o país está passando. Normalmente essas medidas buscam alterar a relação entre oferta e demanda.

Entre as principais características podemos citar:

  • Regulação dos meios de produção
  • Regulamentação do comércio e serviços
  • Regulamentação da mão de obra
  • Criação de agências reguladoras
  • Subsídios para setores e empresas 
  • Mudanças tributárias para o desenvolvimento de setores chave 

Essas e outras ferramentas de intervenção permitem ao Estado interferir e expandir o crédito, refrear a inflação e criar novos empregos.

A forma como o intervencionismo se relaciona com o mercado e a economia é o oposto do que pregam os economistas liberais. Portanto, existem diversos debates e discussões sobre a forma como o Estado deve lidar com a economia.

Liberalismo e Intervencionismo

Os liberais se opõem ao intervencionismo pois alegam que a economia deve ter autonomia e capacidade suficiente para se autorregular. Dessa forma, a melhor forma para promover o desenvolvimento econômico, seria o Estado não intervir na economia.

O liberalismo portanto, tem ideias totalmente contrárias ao intervencionismo, é possível citar como principais características do liberalismo:

  • Utilização da lei da oferta e da demanda como fator central na formação dos preços;
  • Instituição da livre concorrência, onde cada produtor tem liberdade para definir o preço e o grau de qualidade dos seus produtos.
  • O Estado deve intervir o mínimo possível nas questões econômicas

Dessa forma a ideologia liberal prega que ao não ter intervenção por parte do Estado, o investidor se sente mais seguro e confiante para investir e empreender. Dessa forma, a economia passa a se desenvolver e criar um maior número de empregos.

Outra ideia é a de que com uma economia funcionando sem a intervenção do Estado, a bolsa de valores passa a ser cada vez mais atrativa. Uma vez que a ausência do Estado beneficia a iniciativa privada e promove o desenvolvimento dessas empresas.

Exemplos de Intervencionismo

Um exemplo de medida intervencionista é quando o Estado limita o preço de algum bem, isso causa um impacto na relação de oferta e demanda. Dessa forma, o produtor pode se ver desestimulado a continuar ou expandir sua produção.

Essa medida pode no primeiro momento controlar o aumento dos preços de determinado bem ou serviço, porém também pode causar uma desconfiança geral do setor, enfraquecendo os investimentos e expansão das empresas.

Outra forma de intervencionismo é o aumento ou criação de impostos e taxas sobre importação. Medidas como essa podem em um primeiro momento aumentar o comércio e produção nacional, criando um desenvolvimento local.

Porém essa medida pode fazer com que o poder de compra da população caia, uma vez que o valor dos bens e serviços importados sofrem um aumento. Ou seja, os impactos desse imposto podem causar uma mudança no estilo de vida da população.

Portanto, é necessário refletir sobre as consequências da intervenção estatal, uma vez que o debate entre intervencionismo e liberalismo se mostra fundamental para entender a forma como o Estado deve lidar com a economia.