O que é Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) é a inteligência que se assimila a inteligência humana, porém é construída por sistemas de softwares e equipamentos de alta tecnologia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A inteligência artificial é um campo muito explorado e estudado pela ciência, pois traz diversas melhorias e otimizações tanto em processos produtivos como indústrias e logística, como também no bem estar da sociedade.

Esse tipo de tecnologia cresce cada vez mais quando o assunto é modernização, principalmente pelo potencial disruptivo dessa área e sua implementação em todos os setores.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Início da Inteligência Artificial

O conceito de inteligência artificial começou a ser discutido desde a década de 1920, porém apenas de forma conceitual e até mesmo abstrata, sobre uma forma de criar uma inteligência que se aproximasse da inteligência humana.

Porém foi durante a década de 1950, que diversas pesquisas e avanços começaram a tornar mais concreta a ideia de uma inteligência criada por meio da tecnologia.

Entre as principais pesquisas e avanços alcançados nessa década estão:

  • 1950 Claude Shannon publicou um trabalho sobre como criar um algoritmo para uma máquina conseguir jogar xadrez sem ajuda humana
  • Já em 1952 Arthur Samuel criou um jogo de damas que tinha capacidade de se otimizar por conta própria 
  • 1956 ocorreu um congresso em Dartmouth College onde os principais nomes da área se reuniram, onde diversos debates e discussões incentivaram futuras pesquisas na área.

A partir desse momento, o conceito de IA passou a cada vez mais se popularizar e se desenvolver, sendo que hoje é um dos principais ramos da ciência e tecnologia.

Como funciona a Inteligência Artificial

A inteligência artificial é formada por uma junção de diversas tecnologias avançadas atualmente, as principais tecnologias utilizadas na formação da inteligência artificial são:

  • Redes Neurais artificiais 
  • Algoritmos
  • Sistemas de Aprendizado como o Machine Learning

Essas tecnologias são utilizadas na maioria das vezes para otimizar sistemas, uma vez que os computadores acabam tendo uma capacidade muito maior de processamento, além de diminuir a quantidade de erros e falhas, pois elimina parte da questão do erro humano.

Um ponto importante ao se tratar de IA é o fato de que o sistema de inteligência passa a aprender com a sua rotina de execução.

Isso acontece por conta da capacidade de analisar grandes quantidades de dados em pouco tempo, fazendo com que seu desempenho fique cada vez melhor e mais otimizado.

Importância da Inteligência Artificial

Atualmente, grande parte das empresas passaram a implementar a IA em seus processos produtivos, porém algumas se destacam pelo empenho em pesquisar e desenvolver sistemas que contribuam para o avanço dessa área.

Grandes empresas como Google, Tesla, Amazon e outras empresas com grande capacidade de inovação passaram a se dedicar cada vez mais em criar setores específicos para desenvolver e implementar mudanças em softwares a fim de obter vantagem competitiva em seu setor.

Por conta desses avanços tecnológicos, é importante que o investidor fique atento, a forma com que as empresas nas quais ele deseja investir se relaciona tanto com a tecnologia, quanto com possíveis inovações e mudanças no setor em que está inserida.

Empresas que utilizam e implementam IA em sua cadeia tanto produtiva como comercial, em muitas das vezes obtêm vantagens competitivas se comparadas às empresas do seu setor que não buscaram se adaptar a novas formas de tecnologia.

Uma vez que quanto mais otimizado é toda a linha de produção e comercialização, melhor vai ser o resultado dessas empresas, impactando portanto, no mundo dos investimentos.Cabe ao investidor então, analisar quais empresas da bolsa de valores se mostram adeptas a novas tecnologias e também a implementação de sistemas que modificam a forma de produzir e também de se expandir.