O que é Insumos

Insumos é todo e qualquer material utilizado para prestar um serviço ou produzir um bem. O valor e quantidade de insumos reflete diretamente nos gastos de uma empresa, sendo um ponto a se levar em conta ao analisar a parte financeira de uma instituição.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Os insumos podem ser divididos entre três principais setores, os insumos relacionados à terra, como é o caso da matéria prima, insumos relacionados a trabalho como é a questão da mão de obra e por fim os insumos relacionados diretamente ao capital, como é o caso de máquinas.

Portanto, os insumos são parte fundamental tanto da produtividade quanto do sucesso da empresa, pois ele é um dos principais elementos que compõem a parte de prestação de serviço e produção de bens.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Exemplos de Insumos

Como os insumos são todos os materiais utilizados por uma empresa para desempenhar seus trabalhos, existe uma infinidade de insumos. Como exemplos de empresas e insumos podemos citar:

  • Considerando a mineradora Vale, para a empresa minerar e extrair metais é necessário uma grande quantidade de maquinários, essas máquinas fazem parte dos insumos. Uma vez que sem eles, a empresa não funcionaria.
  • Já no caso de uma fábrica de bolachas, todos aqueles ingredientes como açúcar, farinha e corantes, são insumos. Cabe lembrar a importância de um bom armazenamento desses insumos, uma vez que podem vencer ou estragar, comprometendo a parte financeira.
  • Um último exemplo seria uma empresa agrícola que cria cabeças de gado, entre seus insumos estão tudo aquilo que o animal consome. Ou seja, desde a sua alimentação, água e até mesmo vacinas, fazem parte dos insumos desta empresa.

Como cada empresa e cada setor tem suas especificidades, os insumos são diferentes dependendo do setor e também da característica de cada empresa. Uma vez que empresas podem produzir o mesmo bem ou prestar o mesmo serviço de maneiras diferentes.

Com isso, cada empresa deve ter seu controle sobre seus insumos, pois eles devem estar em condições apropriadas para não causar nenhum problema na rotina da empresa.

Cuidados com os Insumos

Por conta da importância do insumo, é necessário uma atenção especial, tanto para o armazenamento quanto para a manutenção do mesmo. Empresas que cuidam melhor de seus insumos, acabam tendo menos problemas na sua produção e prestação de serviço.

Os insumos como máquinas e ferramentas, devem ser armazenados em locais apropriados e também deve passar por manutenções periódicas. Isso impede falhas nesses equipamentos e também protege os próprios trabalhadores, sendo fundamental o cuidado com esses insumos.

Já no caso de empresas do ramo alimentício, o cuidado tem que ser ainda maior, pois grande parte dos seus insumos são perecíveis. Ou seja, o seu armazenamento e tempo no estoque deve ser controlado de forma rigorosa.

A empresa que não se atenta a essa questão pode sofrer diversos problemas, entre eles a perda de insumos por conta da validade, ou até mesmo por conta do mau armazenamento. Dessa forma a empresa tem que comprar mais insumos, impactando na sua lucratividade.

Além disso, empresas do ramo alimentício devem estar sempre atentas à qualidade de seus produtos. Uma vez que ao vender algum alimento com baixa qualidade pode causar problemas na saúde de seus consumidores e clientes.

Investimento e Insumos

O investidor deve analisar a forma como a empresa na qual ele investe lida com seus insumos, assim como os cuidados que tem com o mesmo. Isso pode ser fundamental para o sucesso da empresa e consequentemente do investimento.Empresas que têm um maior cuidado com seus insumos, tem um menor custo de produção e também passa mais segurança para seus clientes. Esse cuidado acaba impactando diretamente nos resultados de empresas, principalmente na parte financeira.