O que é Instituição Depositária

Instituição Depositária é toda a instituição responsável por gerenciar a custódia de ativos financeiros, realizando a guarda dos títulos e auxiliando na sua movimentação. Ou seja, ela se ocupa da liquidação tanto física quanto financeira dos ativos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Essas instituições devem ser regulamentadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários),  isso traz uma maior segurança para os processos relacionados a esses títulos. Uma vez que as instituições seguem uma série de leis e normas.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Importância da Instituição Depositária

A instituição depositária, como o seu nome indica, atua como um grande depósito de ativos. Além de administrá-los enquanto permanecem sob guarda, ela também se responsabiliza por recebê-los e distribuí-los.

É um dos mais importantes agentes do sistema financeiro, visto que garante a segurança dos títulos e se apresenta como uma evolução da estrutura de investimentos, desde os papéis rudimentares até a complexa organização digital de hoje.

Dessa forma, as instituições depositárias estão constantemente evoluindo e adquirindo novas tecnologias. Isso se dá pelo fato de que a cada ano os processos acabam ficando cada vez mais ligados à digitalização e à tecnologia.

Com isso, é de fundamental importância que essas instituições depositárias sempre estejam de acordo com as normas da CVM e também se adaptem a novas tecnologias que podem ser utilizadas em seus processos.

Instituição Depositária e Investimento

Nas negociações realizadas na bolsa de valores ou nos mercados administrados pela BMFBovespa, os ativos ficam sob custódia na Central Depositária de Ativos da própria instituição.

Nesse sistema, a Central Depositária tem um setor responsável por armazenar as contas individuais de cada investidor

O investidor não pode depositar diretamente seus ativos na Central Depositária. Ele terá que procurar um Agente de Custódia, normalmente esse serviço é prestado por uma corretora. Essa instituição vai abrir uma conta com o nome do investidor na Central Depositária.

A conta de custódia do investidor pode ser movimentada de diversas formas. As principais movimentações são os créditos de ativos comprados, os débitos de ativos vendidos e as provisões e créditos relativos aos direitos desses ativos.

A responsabilidade pela movimentação da conta de custódia do investidor é do Agente de Custódia do qual o investidor é cliente. Entretanto, a Central Depositária informa diretamente aos investidores finais o estoque de ativos deles mantidos sob sua responsabilidade.

Ou seja, a corretora tem papel fundamental para que junto da Central Depositária todas as movimentações de ativos ocorram de forma integral e sem nenhum problema.

Além disso, a Central Depositária ajuda até mesmo na organização que o investidor tem sobre seus ativos. 

Isso ocorre pois, a partir do cadastro, os investidores já podem acessar diretamente a sua conta na Central Depositária, através do Canal Eletrônico do Investidor – CEI, pela internet, onde podem consultar o seu saldo diário e o extrato mensal de custódia dos ativos e o aviso de negociação de ativos.

Instituição Depositária e BDRs

Conhecidos pela sigla BDR, os Brazilian Depositary Receipts são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, mas que são negociados aqui

Quem assegura o funcionamento de todo esse sistema é uma instituição depositária que é a responsável por emitir os BDRs no Brasil.

Na prática, para que um BDR seja negociado na B3, primeiro é preciso que a instituição depositária compre as ações da empresa no exterior. Esses papéis devem ser mantidos depositados em uma conta em uma instituição custodiante.

Após isso, essa instituição pode passar a negociar esse ativo na bolsa de valores brasileira. Vale lembrar que todo esse processo é acompanhado de perto pela CVM, para que nenhuma fraude ou erro ocorra.

Portanto, as instituições depositárias têm papel fundamental desde a negociação de ativos locais, quanto na negociação de BDR’s, criando uma oportunidade para o público brasileiro investir em ações estrangeiras de forma fácil.