O que é INSS

INSS é uma das autarquias do Governo Federal, ligado ao ministério da Economia e trabalha para a manutenção da Previdência Social, ele é responsável pelo pagamento e administração das aposentadorias e outros benefícios dos contribuintes.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Ele é uma das alternativas para as pessoas que não querem contribuir para uma Previdência Privada. Ele é um elemento fundamental para que se tenha um planejamento financeiro pessoal, principalmente por ser possível se aposentar pela Previdência Social.

 O INSS foi criado a partir da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência Social (IAPAS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) no decreto 99.350 de 27 de junho de 1990 e desde então o número de contribuintes cresce a cada ano.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Contribuintes do INSS

Para se tornar um contribuinte do INSS o caminho mais comum é ser um trabalhador com carteira assinada, porém existem alguns outros casos como:

  • Trabalhadores avulsos
  • Trabalhadores rurais
  • Empregados domésticos
  • Contribuintes individuais

Além disso, a idade mínima para se cadastrar no INSS é 16 anos, ao completar essa idade é possível se cadastrar e a contribuir com a Previdência Social a fim de garantir seus direitos e benefícios.

Funções do INSS

O INSS tem como principal função operacionalizar todos os direitos dos segurados do chamado Regime Geral de Previdência Social. Entre esses direitos estão:

  • Pensão por morte
  • Auxílio-doença
  • Salário maternidade
  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por idade e invalidez

A Previdência Social busca dar ao contribuinte uma renda e benefícios naqueles momentos em que ocorre alguma perda na capacidade de trabalhar, como é no caso de doenças, acidentes, gravidez ou morte de algum familiar que contribui com a renda da família.

A Previdência Social também oferece benefícios para os contribuintes que atingiram o que é considerado idade mínima. Sendo que após a reforma da previdência essa idade passou a ser de 62 anos para mulheres e 65 anos para os homens.

Para esses contribuintes o INSS garante a aposentadoria, uma vez que a pessoa já se encontra um pouco mais frágil em relação a sua saúde e deve ter uma renda para manter suas despesas, lazer e outros gastos

Existe outra forma de aposentadoria muito comum, que leva em conta o tempo de contribuição realizada à previdência social.

 Nesse modelo o INSS age como um plano de aposentadoria para os seus contribuintes, uma vez que ao contribuir por 30 anos no caso das mulheres e 35 anos no caso dos homens, a pessoa pode dar início ao seu processo de aposentadoria.

 Importância do INSS

Hoje a Previdência Social conta com mais de 50 milhões de segurados e também cerca de 33 milhões de beneficiários, portanto, o INSS é de fundamental importância para que todos os processos envolvendo os contribuintes ocorra sem nenhum erro ou fraude.

Esse número tende a crescer, tanto com o aumento da população, quanto pelo aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o que aumenta cada vez mais a importância e impacto que o INSS causa na sociedade.

Com o aumento do número de segurados, ocorreram algumas mudanças na Previdência Social nos últimos anos, com o intuito de manter os benefícios para todos os contribuintes mesmo com o aumento de segurados. 

Ou seja, impedindo que no futuro o INSS não consiga arcar com seus compromissos, já que ele tem um papel social e econômico fundamental na vida de uma grande parte da população brasileira.

Ele serve como garantia que a pessoa não vai estar desamparada e sem renda, em momentos de necessidade, seja por alguma doença, ou até mesmo por conta da sua idade avançada, onde é necessário ter mais cuidado e atenção com a saúde.