Inspirada em unicórnios do mercado imobiliário como QuintoAndar e Loft - startups que ultrapassaram US$ 1 bilhão em valor de mercado, a Gafisa (GFSA3) decidiu se arriscar no mundo digital, ainda pouco explorado pelas incorporadoras tradicionais.

A companhia vai lançar nos próximos dias o site Viver Bem, marketplace com serviços imobiliários variados.

O site abrangerá classificados de compra, venda e locação de imóveis novos e usados, ofertas de serviços de decoração, reformas, seguros, eletroeletrônicos, crédito e administração de condomínio.

A ideia é ser referência para os consumidores que pensam em qualquer atividade relacionada a moradias, explica Fabio Romano, presidente da Gafisa Serviços, subsidiária da holding.

O executivo argumenta que o trunfo da incorporadora está em sua carteira de 1,5 milhão de clientes, dos quais 600 mil estão ativos.

São pessoas que já compraram um imóvel da companhia ou passaram por seus estandes nos últimos anos.

O foco inicial está nos mercados de São Paulo e Rio, com planos de chegar a outras capitais mais adiante.

No Viver Bem, os serviços agregados também terão de dar lucro, segundo executivo mas a principal função será impulsionar a marca Gafisa e o seu negócio principal, a incorporação imobiliária (lançamento de novos empreendimentos).

Melhores Negócios para Investir Hoje? Veja as 3 Empresas com Maior Potencial de Valorização na Bolsa

A Gafisa não será a responsável pelos demais serviços na plataforma, que ficarão a cargo de parceiros.

Bancos como Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) serão acionados para as modalidades de crédito com imóvel como garantia (o chamado home equity).

Por sua vez, a startup Nomah fará o aluguel de curta, média e longa temporada, além de administração de imóveis.

Resultado da Gafisa no Primeiro Trimestre de 2021

O resultado da Gafisa (GFSA3) no primeiro trimestre de 2021 (1t21), divulgado no dia 17 de maio, apresentou um lucro líquido atribuído aos controladores de R$ 12,9 milhões no 1T21, uma alta de 150,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

O Ebitda ajustado da Gafisa atingiu R$ 19,2 milhões no 1T21, versus um prejuízo de R$ 21,4 milhões na comparação com o 1T20.

A Margem Ebitda ajustada da Gafisa totalizou 11,3% no 1T21, apresentando crescimento de 41,1 pontos percentuais na comparação com o 1T20. 

A Margem Líquida da Gafisa atingiu 7,6% no 1T21, apresentando alta de 43,1 pontos percentuais na comparação com o 1T20.

As ações da Gafisa (GFSA3) acumulam alta de 7,36% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e alta de 0,81% nos últimos 12 meses.

Fonte: Estadão Conteúdo.