O que é Instituto Planejar

Instituto Planejar é uma associação de profissionais que atua na área de planejamento financeiro de famílias e pessoas em todo o Brasil, sendo um dos maiores institutos na área de finanças do país,

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Foi criada em novembro de 2016, é a única organização afiliada ao FPSB (Financial Planning Standards Board) e tem como objetivo certificar e controlar a atividade de planejadores financeiros no país.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Profissão Planejador Financeiro

O planejador financeiro é um profissional que tem como objetivo ajudar a projetar a vida financeira de seus clientes, esse passo é fundamental quando se trata de alcançar metas e objetivos que envolvem questões financeiras.

Entre os conhecimentos exigidos de um planejador financeiro estão questões tributárias, dívidas, geração de renda, investimentos, análise financeira, planos de previdência e até mesmo questões de legislação.

O profissional passa a entender como funciona a relação entre ganhos e gastos de seu cliente, para que junto a ele, possa traçar planos e estratégias para que seu cliente tenha um melhor planejamento financeiro pessoal.

Esse planejamento deve envolver todos os gastos da pessoa, tanto os gastos como alimentação e moradia, mas também deve levar em conta os gastos com lazer e atividades culturais, uma vez que a responsabilidade do planejador é justamente aliar a parte financeira com o bem estar.

Planejador Financeiro e Instituto Planejar

A função do Instituto Planejar é justamente agir na formação, capacitação e divulgação da profissão de planejador financeiro, com isso, o instituto realiza diversos eventos que buscam:

  • Promoção da carreira de Planejador Financeiro
  • Promover a Integração entre seus associados
  • Divulgar eventos e cursos relacionados a planejamento financeiro

Além disso, o Instituto Planejar é o representante oficial do certificado CFP (Certified Financial Planner), um dos principais certificados internacionais da área de planejamento financeiro, que está presente em mais de 26 países.

Esse certificado exige que o profissional tenha conhecimento em seis áreas financeiras, que contribuem para suas estratégias junto ao cliente, as áreas do conhecimento são:

  • Planejamento financeiro e ética;
  • Planejamento de aposentadorias;
  • Gestão de investimento;
  • Gestão de riscos e seguros;
  • Planejamento fiscal;
  • Planejamento sucessório

O número de profissionais com o certificado CFP vem crescendo a cada ano, sendo que no ano de 2020 atingiu a marca de 5414 profissionais com o certificado CFP, um aumento de 85% se comparado com o número de profissionais em 2016.

Com o crescimento da profissão, o Instituto Planejar tem cada vez mais importância no mundo financeiro, visto que cada vez mais famílias e pessoas buscam um profissional para ajudar na parte de planejamento de suas finanças.

Instituto Planejar e Mercado Financeiro

O trabalho do  Instituto Planejar é voltado para que cada vez mais seja divulgado a questão de investimentos e os benefícios e riscos do mercado financeiro, uma área de extrema importância porém pouco divulgada no país.

O profissional associado ao Instituto Planejar ao entender os planos e objetivos de seu cliente, pode traçar estratégias que incluam investimento em Fundos de Investimento ou Ações, uma vez que é uma forma de rentabilizar seu dinheiro no longo prazo.

Outra função do profissional é justamente eliminar a ideia de altos lucros no mercado financeiro no curto prazo, esse pensamento pode ser muito difundido e até mesmo gerar expectativa nas famílias e pessoas, sendo que elas não entendem os riscos que podem correr.

Portanto, o investidor que deseja ter um acompanhamento profissional em seu planejamento com finanças deve procurar um planejador financeiro. 

Nesse sentido o Instituto Planejar contribui para que esses profissionais sejam capacitados e prestem um serviço de qualidade, que contribua para que esse investidor alcance seus objetivos e se realize tanto financeiramente quanto pessoalmente.