O que é INPC

INPC é um índice utilizado para medir a inflação, e utiliza uma série de bens e serviços para analisar a variação de preço e com isso observar a tendência inflacionária.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) foi criado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1979. O índice é muito utilizado para reajustes salariais e negociações trabalhistas, uma vez que analisa as mudanças do custo de vida da população

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Metodologia do INPC

Cada índice possui sua metodologia que impacta no resultado final da análise, ou seja, podemos encontrar diferentes resultados inflacionários mesmo analisando o mesmo período de tempo, isso se dá pela forma como o índice é calculado

O INPC acompanha a variação de preço em alguns grupos de produtos e serviços, para entender melhor a dinâmica dos preços, sendo eles:

  • Alimentação e Bebidas
  • Artigos de Residência
  • Comunicação
  • Despesas Pessoais
  • Educação
  • Habitação
  • Saúde e Cuidados Pessoais
  • Transporte e Vestuário

Dentro dessas categorias, são consideradas as variações nos preços de 465 itens, que fornecem os dados para que o IBGE possa calcular qual foi a inflação durante determinado período de tempo.

Vale destacar que o INPC tem em seu campo de pesquisa mais de dez regiões metropolitanas, entre elas Belém, Recife, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Desta forma o índice elimina a chance de seu resultado ser influenciado por algum choque regional

Índices de Inflação

Além do INPC existem outros índices de inflação, cada um com sua metodologia específica e com uma utilidade diferente para se analisar a questão econômica e inflacionária do país, entre esses índices os mais utilizados estão o IGP-M e o IPCA.

IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é um índice criado e monitorado pela FGV, onde ele considera a alteração de preço desde matérias-primas agrícolas e industriais até a alteração de preços de serviços finais.

Esse índice é muito utilizado nos contratos imobiliários para calcular o reajuste no valor do aluguel a cada ano, impactando a questão da moradia em todo o país.

Já o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é considerado a inflação oficial do país, o responsável por monitorar esse índice é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esse índice tem como objetivo medir a variação nos preços dos produtos que chegam ao consumidor final e as variações no IPCA estão relacionadas a outras variáveis muito importantes para a economia brasileira, como a taxa Selic.

Inflação e INPC

Quando se trata da economia de um país, é fundamental que se acompanhe o processo inflacionário, uma vez que uma inflação descontrolada pode impactar profundamente na economia do país e na vida da sua população.

O INPC é um dos índices que permite essa análise e fornece material de estudo para que medidas sejam tomadas para controlar a inflação, uma vez que a inflação pode trazer impactos profundos na economia

Entre os impactos podemos listar:

  • Incerteza econômica, pois os empresários e investidores sentem que o país passa por um momento de turbulência e fragilidade econômica, portanto, passam a repensar se vale a pena investir nesse momento.
  • Desvalorização da moeda, causada pela fuga de moeda estrangeira e um aumento na exportação seguido de uma queda no volume de importações, desvalorizando a moeda local perante as moedas estrangeiras, como o dólar.
  • Aumento do desemprego, uma vez que as empresas se vêem obrigadas a cortar custos para se manter financeiramente estáveis durante esse processo inflacionário.

Portanto, a análise inflacionária é parte fundamental da política monetária e econômica do país, e o INPC serve para auxiliar a tomada de decisão e também o acompanhamento de como a inflação está afetando o país.