O que é Inovação

Inovação é explorar com sucesso novas ideias, esse conceito pode ser utilizado tanto na vida pessoal quanto para questões profissionais. A inovação também é um conceito muito presente no mundo dos negócios, pois é uma ferramenta muito poderosa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A inovação traz muitas vantagens, pois ela pode mudar completamente o funcionamento de um sistema. Isso dá uma boa vantagem tanto para pessoas, quanto para empresas que são adeptas de constantemente inovar e se transformar.

A inovação pode se dar de diversas formas em uma empresa, desde a parte comercial, logística e até mesmo na parte produtiva. Ao inovar, cada um desses setores beneficiam a empresa de uma forma específica, mas todas causam mudanças no resultados de empresas

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Inovação Comercial

Uma das formas de uma empresa inovar é mudar a forma como sua parte comercial trabalha e funciona. Nesse setor diversas mudanças podem trazer resultados, entre as principais estão:

  • Mudança na relação com o público, passando por campanhas e outras mudanças na parte de vendas
  • Mudanças no modelo de negócio
  • Novos bens e linhas de produto
  • Mudanças na parte logística, melhorando a entrega do produto para os consumidores

Essas são apenas algumas possibilidades de inovação que uma empresa pode buscar. Porém qualquer inovação na parte comercial pode elevar a satisfação do consumidor e trazer melhorias na parte de vendas, consequentemente impactando na receita da empresa.

Dessa forma, empresas que buscam trazer melhorias e explorar novas formas de comercialização do seu produto podem ter uma grande vantagem em relação ao seu setor. Principalmente quando se trata de empresas que atuam em setores com uma alta concorrência.

Inovação Produtiva

A empresa também pode inovar na parte da sua linha de produção. Essa é uma das principais formas para as empresas terem melhores resultados, uma vez que pode impactar diretamente tanto na capacidade produtiva, quanto na qualidade de seus produtos.

Entre as principais formas de inovação produtiva, é possível citar:

  • Inovação em equipamentos
  • Novas formas de produzir os seus bens
  • Mudanças no sistema produtivo, aumentando a capacidade de produzir determinado bem

A empresa que se empenha em inovar no seu setor produtivo pode obter uma grande vantagem em relação a sua concorrência. Essas inovações aumentam tanto a capacidade de produzir um bem, quanto a qualidade desse bem.

Portanto, uma empresa que busca se desenvolver deve estar sempre atenta a possíveis inovações na sua estrutura produtiva. Uma vez que isso é fundamental para se obter vantagens competitivas e se destacar em seu setor.

Inovação e Investimentos

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, isso traz diversos benefícios, uma vez que essa empresa se encontra em um ambiente competitivo. Esses benefícios podem ser cruciais para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.

Dessa forma, o investidor que deseja investir em negócios de sucesso, deve sempre analisar se a empresa na qual ele quer aportar seu dinheiro está aberta à inovação. Empresas que não inovam, se tornam ultrapassadas, refletindo diretamente em seu desempenho.

Atualmente diversas empresas se empenham em trazer cada vez mais inovações e mudanças em seu sistema. Um exemplo é o Nubank, que trouxe diversas mudanças na relação cliente-banco, isso impactou todo o setor bancário.

Outra empresa conhecida pela constante busca por inovação é a Tesla, que nos últimos anos trouxe diversas inovações no setor automotivo. 

Essas inovações se deram tanto na parte produtiva, quanto na parte comercial da empresa, impactando no tamanho e reconhecimento da marca. E atualmente a Tesla é uma das principais empresas desse setor.

Portanto, o investidor deve estar atento a empresas que promovem melhorias e inovações em seu setor. Essa é uma forma de investir em negócios lucrativos e que buscam se desenvolver no longo prazo, evitando empresas que se mostram ultrapassadas e estagnadas.