O que é Inibição de Memória

Inibição de Memória é um efeito psicológico onde o cérebro filtra informações que armazena e com isso passa a suprimir aquelas que não considera importantes. Esse efeito ocorre constantemente e é importante para nosso processo cognitivo

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O processo de filtragem dessas informações permite que o cérebro armazene datas importantes, senhas de cartão e ao mesmo tempo impede que a pessoa lembre qual foi sua refeição em algum dia no ano de 2017.

Portanto quando esse processo ocorre de forma balanceada ele traz diversos benefícios para a pessoa. Porém ela deve estar atenta para que seu cérebro não considere como irrelevante, coisas que na verdade são importantes.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Processo de Inibição de Memória

O cérebro humano e toda a parte de cognição ainda é um mistério para a ciência, porém a cada ano diversas pesquisas são realizadas para entender melhor seu funcionamento. Isso faz com que seja possível entender e até interferir no funcionamento desses processos.

Diversos estudos foram feitos para entender melhor como ocorre a questão da inibição de memória, e atualmente já se tem algumas descobertas importantes sobre o assunto. Isso faz com que seja possível interferir no que o cérebro considera irrelevante ou não.

Uma das descobertas foi que a repetição é parte fundamental para fixar conteúdos. Ou seja, pessoas que tiveram acesso mais vezes a uma informação conseguem fixar muito melhor aquele conteúdo do que as pessoas que tiveram acesso apenas uma vez.

Outro fator que impacta a questão da inibição da memória é a parte emocional da pessoa, isso faz por exemplo com que a pessoa lembre de detalhes de algum dia que ela estava extremamente feliz ou até mesmo triste.

Esses fatores ajudam tanto a entender como funciona esse processo, e também cria a oportunidade de se utilizar a inibição de memória como um aliado. Isso faz com que o cérebro guarde as informações que desejamos e descarte aquelas que consideramos irrelevante.

A forma mais fácil de ter certo controle sobre a inibição de memória é repetir aquela informação que deseja fixar. Ler um texto diversas vezes, ensaiar alguma apresentação que vai realizar, são alguns dos passos que ajudam o cérebro a filtrar o que é importante do que é irrelevante.

Isso evita que a pessoa esqueça informações relevantes para sua carreira profissional e lembre de algum comercial de TV ou outro ponto que não é relevante para a sua vida. Portanto, é extremamente necessário o controle desse processo.

Inibição de Memória e Investimentos

O processo de inibição de memória é algo presente na vida de todas as pessoas, e afeta até mesmo a questão de investimentos. Dessa forma, é necessário que o investidor se empenhe ao máximo para fixar por exemplo seus estudos sobre mercado financeiro.

Ao estudar por exemplo sobre Renda Variável, a pessoa deve ler e procurar informação mais de uma vez, para que o seu cérebro entenda que aquele assunto é importante. Com isso, seu estudo se torna mais proveitoso, uma vez que a informação é fixada de maneira mais consistente.

Isso traz uma vantagem para ele, pois mesmo que ele gaste mais tempo ao estudar um assunto, ele vai ter mais domínio sobre esse tema e não vai esquecer o conteúdo depois de alguns dias.

Com isso, o investidor maximiza o seu estudo e passa a ter um maior conhecimento sobre o mercado financeiro, da mesma forma que passa a dispensar outras informações do seu dia a dia que não são tão importantes ou até mesmo são irrelevantes para sua vida.

Portanto, até mesmo questões cognitivas podem impactar nos resultados de um investidor, sendo um ponto a se levar em conta na hora de analisar o desempenho de seus investimentos.