O que é Infomemo

Infomemo é um relatório disponibilizado a possíveis investidores de uma empresa de Private Equity. Esse relatório tem como objetivo detalhar as operações dessa empresa e também mostrar a situação financeira da mesma.

O infomemo (Information Memorandum) serve para tornar a negociação mais clara, uma vez que todas as informações da empresa que estão presentes no relatório, ajudam o investidor a avaliar se é positivo ou não investir neste projeto.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Características do Infomemo

O infomemo deve conter o máximo de informações sobre os processos que ocorrem na empresa, como fluxo de caixa, endividamento e outras projeções financeiras, formando assim as demonstrações contábeis.

O infomemo também deve apresentar as projeções e planos da empresa para o futuro, como expansões, novas linhas de produtos ou até mesmo mudanças em sua infraestrutura, uma vez que essas informações servem para analisar como a empresa se encontra em seu setor.

É importante a presença de uma descrição detalhada das suas operações comerciais, uma vez que junto aos outros dados informados pelo relatório, torna mais fácil a tomada de decisão de seus possíveis investidores.

O infomemo também facilita para os proprietários da empresa encontrar novos investidores pois traz uma maior credibilidade aos dados ali apresentados, uma vez que o infomemo é elaborado por uma empresa terceirizada e segue um padrão rigoroso de coleta de dados.

Elaboração do Infomemo

As empresas que desejam criar um infomemo buscam um banco de investimento que possui uma equipe própria para redigir esse relatório, essa equipe segue uma série de leis formuladas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Essas leis servem para proteger os investidores de possíveis fraudes no memorando, uma vez que ao seguir o padrão estabelecido pelo órgão regulador, fica mais fácil de interpretar e validar essas informações.

É importante destacar que caso existam informações imprecisas é necessário fazer uma segunda análise das informações para corrigir possíveis erros e caso seja provado que a empresa agiu de má fé, diversas ações judiciais podem ser tomadas.

Portanto a elaboração do infomemo é um passo importante no momento da negociação, pois torna as informações dadas pela empresa em um arquivo legal e fiscalizado, trazendo uma maior segurança para o investidor.

Investimentos e Infomemo

Um dos momentos em que o infomemo se torna necessário é quando os proprietários de uma empresa querem expandir suas capacidades produtivas, porém não desejam assumir dívidas por meio de empréstimos ou abrir capital na bolsa de valores.

Nesse caso, uma das possibilidades é a captação de dinheiro por meio de investimento, e para atrair esses investidores, o infomemo se mostra crucial. Visto que o primeiro passo do investidor é justamente analisar a situação da empresa.

Portanto, essa empresa pode elaborar junto a um banco de investimentos este relatório, e disponibilizar para quem tenha interesse em aportar dinheiro em seu projeto.

Após apresentar todos os dados contábeis e planos futuros, o investidor pode alocar uma quantia do seu capital nessa empresa e com isso, ter uma participação como proprietário.

Esse dinheiro alocado pelo investidor, é utilizado então para a expansão da empresa, podendo ser utilizado para compra de equipamentos, terrenos, melhorias na infraestrutura ou até mesmo ampliação da sua atividade comercial.

É importante apontar que o investimento em uma private equity, é totalmente diferente de um processo de IPO, pois no primeiro caso o número de possíveis investidores é restrito a pequenos grupos de pessoas e fundos de private equity.

Já no caso do IPO o público geral pode investir nas empresas, a partir do momento que elas ofertam na bolsa de valores uma parte da suas ações e passa a ser uma empresa de capital aberto, aceitando portanto, novos investidores.