Mesmo ganhando um bom salário você não consegue economizar? Pode ser que esteja inflacionando seu estilo de vida.

Você tem um trabalho incrível com grandes benefícios. O mesmo acontece com o seu cônjuge. Juntos, ganham bem mais de seis dígitos por ano. Então, por que você está vivendo de salário em salário?

Matthew Grishman, consultor de fortunas do Gebhardt Group Inc, sabe muito bem, pois ele já viveu assim.

Grishman contou sua história para o site GoBankingRates de como a inflação do estilo de vida foi prejudicial.

Em 1995 ele conseguiu seu primeiro emprego como corretor da bolsa. O valor era pouco e ele gostaria de ter dinheiro sobrando para uma extravagância de fim de semana ou para comprar coisas como seus amigos faziam. 

O sonhado aumento veio um ano depois, quando conseguiu seu próximo emprego. Então ele teve o próximo aumento, e o próximo aumento e comprou todas as coisas que queria.

A cada aumento de salário, vinham recompensas: um carro melhor, uma casa maior, ternos mais sofisticados, refeições mais caras; todas as necessidades para acompanhar todos ao meu redor ”, disse ele. 

“Quando eu tinha 33 anos, meu salário havia aumentado mais de 2.000% em relação ao meu salário inicial de US$ 22.000 e meu estilo de vida certamente refletiu o grande aumento salarial ao longo do tempo. Eu não estava apenas acompanhando os Jones; parecia mais que eu era o próprio Sr. Jones. ”

Mas sua vida financeira continuava como aquele jovem de 22 anos que ganhava pouco. 

Ele só tinha dinheiro suficiente para pagar as contas todos os meses e nada mais.

Eu não tinha nenhuma segurança financeira a não ser a esperança de não perder meu emprego."

Apesar de uma renda alta, ele estava perto da ruína financeira completa.

“A inflação do estilo de vida é o maior risco para a segurança financeira de uma pessoa”, disse ele.

É por isso que os especialistas financeiros frisam a importância de escapar do ciclo de salário em salário e retomar o controle de suas finanças. 

Matthew Grishman conta para o GoBankingRates como ele começou a mudar sua situação financeira.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

1- Reveja suas receitas e despesas

Reserve um tempo para se organizar, anote sua receita e veja o que sai todo mês. Não é tão difícil, pois quase tudo é automatizado nos dias de hoje.

“A maioria de nós tem depósito direto. Faça login na conta que recebe seu depósito e execute um filtro para todos os depósitos que você recebeu de seu empregador nos últimos 12 meses. Calcule sua média mensal ”, disse Frank Murillo, planejador financeiro certificado que é sócio e diretor-gerente da Snowden Lane Partners.

“Hoje em dia, muitas pessoas cobram tudo no cartão de crédito. … Felizmente, a maioria dos cartões de crédito tem um resumo de final de ano. Puxe esse resumo para cada um dos seus cartões e calcule uma média mensal. ”

Em seguida, adicione as coisas que você não colocou em seus cartões de crédito, como hipoteca ou aluguel, serviços públicos ou pagamento de carro. 

Isso lhe dará uma visão aprofundada de quanto você está gastando com as necessidades em comparação com os extras, como jantar fora, roupas e entretenimento.

Isso o ajudará a ter uma visão geral de suas finanças, disse Murillo.

“Depois de entender o que está realmente levando para casa, você começará a ver onde pode cortar a gordura”, disse ele.

2- Faça um orçamento

Agora que você sabe exatamente o que deve gastar a cada mês, descubra como gastará o restante. Isso é necessário para quebrar o ciclo de inflação do estilo de vida, disse Jennifer Stein, planejadora financeira certificada e diretora de relacionamento com o cliente da Priebe Wealth.

“Para escapar disso, olhe a receita que você está ganhando, as contas que você tem e o que sobrou”, disse Stein. 

“Em seguida, determine quanto você vai economizar e faça disso sua prioridade. Pague-se primeiro. Depois de economizar, você pode usar parte da renda disponível extra para coisas de que gosta e pode pagar, seja férias extras durante o ano ou noites extravagantes na cidade. ”

Não importa quanto você ganhe, um orçamento, e mantê-lo, é crucial, disse Matt Rowley, fundador e CEO da Freedom Retirement Services .

“Tenho encontrado muitos que não controlam o dinheiro que gastam diariamente. É fácil passar um cartão de débito para pagar uma guloseima ou um item desejado e não pensar duas vezes sobre isso, então planeje isso em seu orçamento ”, disse ele. 

“Todos precisam de equilíbrio em suas vidas, mas você precisa estar ciente de quanto isso agrega. Trabalhei com pessoas de renda modesta que viveram muito bem na aposentadoria.

“Pelo contrário, também trabalhei com pessoas que têm grandes rendas, mas tinham apenas algumas centenas de dólares em seu nome porque gastavam seus ganhos levianamente. Não importa quanto dinheiro você ganhe, aqueles que têm mais sucesso vivem um nível ou dois abaixo de sua renda enquanto controlam suas despesas. ”

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

3- Crie uma estratégia de economia

Não importa qual seja sua renda, seu orçamento deve incluir uma estratégia de poupança para uma reserva de emergência, poupança de longo prazo e um fundo de aposentadoria. 

Uma estratégia é especialmente necessária quando você recebe um aumento, dizem os especialistas.

“Ao receber um aumento no trabalho, recomendo usar 30% desse valor para melhorar seu estilo de vida da maneira que achar melhor”, disse Rowley. 

“O resto deve ser investido ou destinado aos impostos. Além disso, desafie-se a cuidar do seu futuro. Para cada dólar que você gasta em algo divertido, invista um dólar também."

Grishman disse que, embora seja um consultor financeiro, precisou da orientação de um colega para ajudá-lo a escapar do ciclo de vida de salário em salário. Ele sabe exatamente o que dizer a seus clientes.

“Sou totalmente a favor de desfrutar de boas férias ou pagar pela manutenção de uma casa”, disse ele. 

“Mas esses são itens que podem ser financiados com algum planejamento e estratégias de economia disciplinadas, em vez de apenas serem absorvidos por aumentos salariais anuais. Talvez uma parte de seu aumento salarial possa ir para gastos discricionários. Mas eu aprendi em primeira mão que a verdadeira segurança financeira geralmente vem de ter seis a 12 meses de renda poupada e uma poupança de aposentadoria suficiente acumulada para criar 30 ou mais anos de renda de aposentadoria. Não vem de ter muitas coisas boas. ”

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital "Como Começar a Investir do Zero".

Fonte: GoBankingRates