A inflação anual no Brasil subiu acima de 6% em março pela primeira vez em mais de quatro anos, mostraram dados oficiais na sexta-feira, 09, com a alta dos preços dos combustíveis e da energia elevando a inflação geral ainda mais acima da meta de fim de ano do banco central.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A taxa anual de inflação ao consumidor subiu de 5,20% para 6,10% em fevereiro, informou a agência de estatísticas IBGE, ligeiramente abaixo da mediana de 6,20% prevista em uma pesquisa da Reuters com economistas, mas a maior desde dezembro de 2016.

A meta do banco central para o final do ano é 3,75%, com uma margem de erro de 1,5 ponto percentual em ambos os lados. 

Esses números mostram que a inflação está bem acima do limite superior de 5,25% dessa faixa.

Embora os picos nos preços da energia possam ser transitórios, os formuladores de políticas não vão querer que as expectativas de inflação se tornem soltas.

“O banco central está claramente preocupado com a inflação acima da meta e parece provável outra alta de 75 pontos-base na taxa Selic para 3,50% na próxima reunião de maio”, disse William Jackson, economista-chefe para mercados emergentes da Capital Economics.

O banco central entregou no mês passado seu primeiro aumento nos custos de empréstimos desde 2015, elevando a taxa Selic em 75 pontos base para 2,75%.

Como Investir no Cenário Econômico Atual? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

O chefe do banco central, Roberto Campos Neto, disse esta semana que a “normalização parcial” da política monetária do banco continuará a menos que ele veja sinais de inflação e as expectativas de inflação subam significativamente.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters.