O que é Inflação de Custos

Inflação de Custos é um tipo de inflação causada pelo aumento dos custos de produção de certos bens, enquanto sua demanda permanece estável.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Esse aumento dos custos pode surgir de diversas formas e tem um grande impacto na economia, pois afeta o empresário e a população em geral, visto que ocorre um aumento no preço dos bens e serviços.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Causas da Inflação de Custos 

 No caso da Inflação de Custos os principais motivos para o aumento dos custos são:

  • Aumento dos salários.
  • Aumento do custo de matéria-prima.

 Como o aumento dos custos não é acompanhado pelo aumento da demanda, o produtor não se sente incentivado a continuar a produção deste bem, causando uma diminuição na oferta.

Com a queda na oferta, porém a estabilidade da demanda, ocorre um aumento dos preços, pois existe um excesso de demanda no momento. Esse aumento nos preços passa a afetar as famílias, uma vez que diminui o seu poder de compra.

Esse aumento dos preços é acompanhado por diversos índices, entre eles o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo)  e o IGP-M   (Índice Geral de Preços do Mercado) que buscam acompanhar a variação dos preços de diversos bens e serviços no país.

Impactos da Inflação de Custos

Além da queda do poder de compra da população, causado pelo aumento dos preços, a Inflação de Custos causa outros diversos impactos negativos para um país, sendo portanto, um ponto que merece atenção do Estado.

Um dos impactos é a incerteza econômica do país, os empresários e investidores não se sentem confortáveis em investir, produzir e também comprar, uma vez que o cenário econômico não se mostra positivo para quem gostaria de empreender.

Esse receio também atinge o exterior, causando a queda nos investimentos internacionais, pois os investidores ficam receosos em aportar dinheiro nesses países, pois um aumento elevado da inflação pode significar uma fragilidade econômica naquele momento.

A falta de investimento internacional, por sua vez, causa uma desvalorização da moeda, pois, ocorre um grande aumento na exportação e ao mesmo tempo uma diminuição no volume de importação, fazendo com que a moeda local perca valor perante as moedas estrangeiras.

Um dos impactos causados por uma alta na inflação também é o aumento da taxa de desemprego, pois as empresas se veem obrigadas a cortar custos, dado a alta geral dos preços e também a diminuição do consumo das famílias.

Controle da Inflação de Custos

No caso da Inflação de Custos, o Estado deve agir por meio de suas políticas econômicas e monetárias, a fim de equilibrar a oferta e demanda dos bens, dessa forma, diminui-se a inflação e o preço dos bens passam a diminuir.

Uma das formas de controlar a Inflação de Custos é criar medidas que visam incentivar os empreendedores a aumentar a sua produção. Dessa forma a oferta volta aos níveis anteriores à inflação, e segundo a lei da oferta e demanda, os preços retornam à normalidade.

Esses incentivos podem se dar como diminuição de impostos, ou outras medidas que busquem diminuir o custo de produção dessas empresas, motivando as empresas para que aumentem sua produção.

Outra forma seria diminuir a demanda, ou seja, desincentivar os compradores, isso pode ser feito por meio de aumento da taxa base de juros Selic. Pois com o aumento das taxas, os financiamentos e empréstimos passam a ficar mais caros.

Isso causa uma diminuição no lado da demanda, que passa a se equilibrar com a oferta de mercado, isso provoca uma diminuição dos preços, controlando a questão da inflação.