O que é Indústria maquiladora 

Indústria maquiladora é o nome que recebe a indústria responsável pelo processo intermediário de fabricação de produtos e mercadorias e que está instalada em países subdesenvolvidos.

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São indústrias instaladas em países com menor custo de mão de obra e menor carga tributária e destinam-se a exportar as mercadorias produzidas para o mercado externo, geralmente em países mais desenvolvidos.

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Objetivo da Indústria maquiladora 

O principal objetivo da instalação de indústrias maquiladoras é a redução do custo de fabricação de produtos e mercadorias.

Esse barateamento, ou seja, a redução do custo de fabricação, é resultado de uma série de características singulares que as indústrias maquiladoras possuem, sendo as principais:

  • A presença de mão de obra barata, em geral muito pouco especializada e com níveis mais baixos de formação;
  • Estão instaladas em países e regiões que oferecem diversos incentivos fiscais para as companhias;
  • Baixa ou total inexistência de representatividade sindical para oferecer maior segurança trabalhista para os funcionários;
  • Alto turnover, isto é, maior rotatividade de funcionários, motivado por relações trabalhistas precárias; 
  • Legislação ambiental menos rígida; entre outros.

Constata-se que essa conjuntura favorece a procura de companhias por países que possuam características adequadas para a instalação de indústrias maquiladoras, que serão parte de sua cadeia produtiva e responsáveis pela diminuição de seu custo produtivo.

Como funciona a Indústria maquiladora

A indústria maquiladora recebe insumos e materiais e destina-os para processos de transformação, industrialização e modificação, a depender da finalidade da indústria.

A maioria das indústrias maquiladoras é responsável pelo processo intermediário da produção, não sendo responsáveis por todo o processo industrial dos produtos, o que não impede que algumas indústrias possam fazer isso.

Ou seja, as indústrias maquiladoras são estratégicas na cadeia produtiva, na medida em que representam um papel intermediário entre matéria-prima e o produto final que chega ao consumidor.

Em geral, os produtos não destinam-se para o consumo interno dos países nos quais as indústrias maquiladoras estão instaladas, mas sim para o consumo externo, principalmente em países mais desenvolvidos.

O barateamento do custo de produção gerado pelas empresas maquiladoras promove um menor preço pago pelo consumidor final.

Isso contribui para que o preço de bens de consumo como eletrônicos, eletrodomésticos, automóveis, roupas etc, seja relativamente baixo em países mais desenvolvidos (como os EUA).

Indústrias maquiladoras e Economia Global

É importante perceber que as indústrias maquiladoras surgiram em um contexto crescente das relações comerciais entre os países.

Ou seja, um contexto de alta comercialização que ocorreu e ocorre por meio de acordos comerciais entre diferentes países com o objetivo mútuo de fomentar suas economias internas.

Com isso, é natural que as empresas (em especial, as grandes companhias) sejam levadas a buscar novos mercados e novas regiões para a instalação de suas plantas industriais, buscando regiões com menor custo de produção.

O primeiro país com destaque pelas indústrias maquiladoras foi o México, que atraiu empresas americanas para a instalação de fábricas em solo mexicano através de incentivos fiscais.

O aumento da rentabilidade das companhias com fábricas instaladas em países com menor custo produtivo também tem um impacto direto em seu valor de mercado, por meio do preço de suas ações.

Ademais, é importante perceber que a atividade das grandes companhias está relacionada com os recursos disponíveis, especialmente aqueles captados junto a investidores.

Esse fenômeno revela a existência de um cenário de forte interdependência econômica entre empresas e países, possibilitando que empresas e investidores invistam não apenas em seu próprio país.

A existência de uma economia global, tal qual existe hoje, é um processo contínuo que possibilita uma maior abertura dos países e é capaz de promover o desenvolvimento econômico de diferentes regiões.

Deve ser observada, portanto, tanto a rentabilidade das empresas como o desenvolvimento efetivo de países que recebem empresas maquiladoras em seus territórios, através de políticas públicas que encontrem equilíbrio entre os dois objetivos.