O que é Índices de Rentabilidade

Índices de Rentabilidade 

O que é Índices de Rentabilidade. Entenda melhor o conceito de Índices de Rentabilidade e descubra sua importância!

O que é Índices de Rentabilidade

Índices de Rentabilidade são indicadores financeiros que calculam tanto a rentabilidade passada quanto uma projeção de resultado futuro.

Eles são parte da análise fundamentalista, que busca através de diferentes indicadores compreender a viabilidade de um investimento ou negócio, através de uma avaliação entre risco e retorno financeiro.

Banner will be placed here

Objetivos dos Índices de Rentabilidade

O principal objetivo dos índices de rentabilidade é contribuir significativamente no processo decisório, em prol de ações que favoreçam o desempenho econômico das empresas e, consequentemente, de seus acionistas.

Os índices de rentabilidade são importantes na medida em que fazem parte da estratégia empresarial das companhias, indicando o quanto de retorno financeiro elas possuem vindo de suas atividades.

Assim, a rentabilidade tem um papel crucial dentro das companhias, não apenas em sua manutenção, mas pensando também em projetos de expansão de negócios.

Além disso, os índices de rentabilidade oferecem diversos ganhos e aspectos positivos para as empresas, como: 

  • Mensurar se o retorno financeiro está de acordo com os investimentos realizados; 
  • Direcionar os recursos financeiros para a promoção de estratégias empresariais com vistas à maior rentabilidade da empresa;
  • Avaliar se todas as etapas da estratégia empresarial têm cumprido as metas de eficiência e eficácia dentro da operação comercial como um todo;
  • Dimensionar se os recursos disponíveis têm sido suficientes;
  •  Atrair a captação de novos investidores, sócios e crédito;
  • Construir um histórico transparente sobre o desempenho econômico das empresas; entre outros.

Principais Índices de Rentabilidade

Existem dois principais índices de rentabilidade utilizados na análise fundamentalista para a avaliação das empresas:

O primeiro deles é o ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido).

O ROE é importante especialmente para os acionistas da empresa, na medida em que mensura a faixa de rentabilidade das ações da companhia em determinado período (geralmente 12 meses)

O cálculo do ROE é dado pela seguinte fórmula: 

ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido x 100 

É um indicador relevante em função de possibilitar a captação de novos investidores, pois quanto maior a rentabilidade da companhia, naturalmente mais atrativos são os ativos da companhia no mercado.

O segundo índice de rentabilidade é o ROIC (Retorno sobre Capital Investido), e seu cálculo é obtido pela fórmula a seguir:

ROIC = NOPAT / Capital Investido (IC)

NOPAT é a sigla que indica o lucro líquido após realizado o pagamento de impostos. É um indicador importante, pois mensura o quão eficiente tem sido a empresa na utilização dos recursos disponíveis.

Uma boa gestão financeira atrelada à alta eficiência produz uma empresa altamente eficaz, portanto mais rentável. Pelo contrário, quanto menos eficiente for a empresa em todos os seus processos, naturalmente menor será o seu retorno financeiro.

Índices de Rentabilidade e Alocação de Ativos

O mercado financeiro possui uma ampla cobertura de empresas listadas, sendo um dos meios pelo qual as empresas captam recursos financeiros para a realização de suas atividades.

Assim, os investidores precisam criar estratégias de investimentos tendo em vista tanto seu perfil de investidor quanto uma boa alocação de ativos.

Em relação ao primeiro ponto, isso deve-se ao fato de que é possível investir em empresas tanto através de renda fixa quanto através de renda variável. São formas distintas de investir, pois possuem riscos, rentabilidades e prazos de retorno bastante diferentes. 

Para quem deseja investir em empresas através de renda fixa existem os debêntures, os LCIs e as LCAs, por exemplo.

Já para os investidores em renda variável, investir em ações é a maneira de se tornar sócio de algumas das maiores empresas do país.

Assim, os índices de rentabilidade se mostram fundamentais, pois é preciso um estudo prévio sobre a rentabilidade dos ativos que estão sendo adquiridos em prol de escolhas assertivas e da composição de uma carteira de investimentos o mais segura e lucrativa possível.

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE