O que é Índices de Liquidez

Índices de Liquidez são indicadores contábeis que analisam a capacidade da empresa em quitar suas dívidas e compromissos financeiros por meio de recursos próprios.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivo dos Índices de Liquidez

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O principal objetivo dos índices de liquidez é analisar objetivamente a situação da empresa no que diz respeito à sua capacidade de honrar com seus compromissos sem a interferência de recursos provenientes de terceiros.

Além disso, os índices de liquidez fazem parte da análise fundamentalista, sendo a liquidez da empresa um dos aspectos centrais de consideração por parte dos investidores na hora de estudar onde investir. 

Por fim, os índices de liquidez também são importantes para a definição das estratégias da empresa, na medida em que os dados obtidos são utilizados pela diretoria como parâmetro para a expansão do negócio, contenção de despesas, corte de funcionários etc. 

Como funcionam os Índices de Liquidez

Existem quatro principais índices de liquidez, cada um com uma fórmula de cálculo específica diante dos elementos que consideram.

Entretanto, resumidamente, todos os índices funcionam com o propósito de demonstrar de maneira clara e objetiva a situação financeira da empresa no que diz respeito à sua independência financeira enquanto pagadora.

Ou seja, os índices de liquidez examinam o quanto a empresa é capaz de arcar com seus compromissos financeiros sem o uso de empréstimos de bancos e instituições financeiras, sem o uso do capital de sócios etc.

A seguir vamos apresentar os quatro principais índices:

O Índice de Liquidez Geral analisa a capacidade da empresa em honrar com suas dívidas de curto e longo prazo por meio de todos os bens e recursos disponíveis que possui.

O resultado desse índice mede o grau de solvência da empresa no longo prazo. Assim, quanto maior for o índice, melhor é a solvência da empresa entre os períodos. A sua fórmula é a seguinte:

LG = (AC + RLP) / (PC + ELP)

Onde: LG é igual a Liquidez Geral, AC é igual a Ativo Circulante, RLP é igual a Recebíveis de Longo Prazo, PC é igual a Passivo Circulante e ELP é igual a Exigível de Longo Prazo.

Já o Índice de Liquidez Imediata avalia a capacidade da empresa em pagar seus compromissos utilizando seus recursos imediatamente disponíveis. Sua fórmula é a seguinte:

LI = D / PC

Em que: LI é igual a Liquidez Imediata, D significa Recursos disponíveis (dinheiro em caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de resgate em curto prazo) e PC significa Passivo Circulante.

Outro índice muito utilizado e importante é o Índice de Liquidez Corrente, que mensura a capacidade da empresa de realizar pagamentos de curto prazo. Sua fórmula é a seguinte:

LC = AC / PC

Onde: LC é igual a Liquidez Corrente, AC significa Ativo Circulante e PC significa Passivo Circulante.

Por fim, temos o Índice de Liquidez Seca, que é bastante similar ao Índice de Liquidez Corrente, entretanto é que ele desconsidera os estoques do ativo circulante da empresa. Sua fórmula é a seguinte:

LS = (AC - Estoques) / PS

Em que: LS significa Liquidez Seca, AC significa Ativo Circulante e PS significa Passivo Circulante.

Importância dos Índices de Liquidez

A liquidez é um elemento central tanto para a saúde financeira de uma empresa. Sem liquidez, ela pode cair em uma situação de imobilismo, na qual não possa arcar com seus compromissos.

Entretanto, uma empresa com liquidez excessiva, isto é, com muito dinheiro disponível, também pode estar em uma situação financeira desfavorável, pois poderia destinar esses recursos para o crescimento do negócio.

Ou seja, a empresa precisa analisar e equilibrar suas finanças para que seja capaz de destinar seus recursos de maneira responsável e financeiramente saudável para o negócio.

Uma empresa com bons índices de liquidez é capaz de atrair novos investidores, valorizar suas ações, captar maiores recursos e se posicionar de maneira mais competitiva no mercado.