O que é Índice de Sortino

O Índice de Sortino é um indicador financeiro criado com a finalidade de avaliar a rentabilidade de um investimento em relação ao seu risco através de uma métrica estabelecida previamente.

Como Saber a Hora de Entrar e Sair dos Investimentos? GI Wealth faz Gestão para Investimentos Superior a R$ 300 mil.

Ele analisa a relação entre a rentabilidade e a volatilidade, ou seja, o risco envolvido, do investimento em questão.

O Índice de Sortino é bastante similar ao Índice de Sharpe, entretanto o Índice de Sortino  mensura apenas o desvio padrão dos retornos negativos, enquanto o Índice de Sharpe considera o desvio padrão geral, positivo e negativo.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Índice de Sortino

É preciso considerar que para todos os investimentos, tanto os de renda fixa quanto os de renda variável, existe um grau de risco e um grau de rentabilidade.

Investimentos de renda fixa apresentam menor volatilidade, logo menor risco. Porém também apresentam menores rentabilidades quando comparados com investimentos de renda variável.

A renda variável, por sua vez, apresenta maior volatilidade. Contudo o maior risco está atrelado à possibilidade de maiores rentabilidades.

Além disso, existe uma infinidade de ativos disponíveis no mercado, fazendo com que a decisão por um ou outro ativo dependa de objetividade para a tomada de decisão por investir ou não, o quanto investir e o quanto esperar de retorno.

Ou seja, é preciso analisar objetivamente qual investimento é capaz de trazer a melhor rentabilidade através do menor risco possível

Assim, em relação ao risco do investimento, o Índice de Sortino considera o desvio padrão dos retornos negativos como elemento central, e não o desvio padrão convencional (como o Índice de Sharpe faz).

Essa escolha é feita na medida em que o desvio padrão positivo é vantajoso para o investimento em questão, pois gera lucro. 

Portanto, o foco do Índice de Sortino é apenas o desvio negativo do investimento analisado, pois esse gera prejuízo ao investidor e, nesse sentido, deve ter uma maior relevância no cálculo.

A fórmula do Índice de Sortino é a seguinte:

IS = (RP - RP) / σp 

Em que temos:

IS = Índice de Sortino;

RP = Rentabilidade da carteira (ou fundo, ativo etc);

RF = Taxa livre de risco

σp = Desvio padrão dos retornos negativos.

O resultado do Índice de Sortino possibilita uma maior segurança na decisão a ser tomada, na medida em que o investidor tem um referencial objetivo de comparação entre diferentes ativos, fundos, carteiras de investimentos etc.

Diferença entre o Índice de Sortino e o Índice de Sharpe

Para quem possui uma maior familiaridade com o Índice de Sharpe, torna-se nítida a sua proximidade com o Índice de Sortino.

De fato, são dois indicadores bastante similares, ambos com a finalidade de proporcionar ao investidor um melhor diagnóstico do cenário de risco e rentabilidade dos ativos que estão sendo comparados.

Entretanto, o Índice de Sharpe foca em avaliar se o grau de rentabilidade justifica-se diante do risco de um determinado ativo.

Em contrapartida, o Índice de Sortino dá prioridade ao desvio padrão dos retornos negativos para destacar os riscos envolvidos no investimento em questão, focando, portanto, muito mais nos riscos do que o Índice de Sharpe.

De todo modo, seja através da utilização de um ou outro índice, ou mesmo de ambos, é preciso considerar que todo investimento possui riscos envolvidos, ainda que mínimos em determinada classe de investimentos,

Justamente por isso é importante cada pessoa realizar investimentos de acordo com o seu perfil de investidor.

Seguir os investimentos indicados para cada perfil de investidor (conservador, moderado e arrojado) é o que vai possibilitar uma melhor assertividade na alocação de ativos

Esse é o primeiro e mais fundamental passo para quem investe, pois possibilita que os investimentos realizados estejam em conformidade com aquilo que o investidor suporta de riscos e almeja em termos de retorno financeiro.