O que é Índice de Desempenho

Índice de Desempenho, também chamado KPI (Key Performance Indicator) é um indicador que mensura a taxa da performance organizacional, isto é, a quantificação do desempenho da organização em relação a um objetivo preestabelecido. 

Quer Aumentar a Rentabilidade dos Investimentos? Receba um Aconselhamento Gratuito.

Índices de Desempenho são ferramentas estratégicas importantes para a organização ter um diagnóstico dos resultados obtidos até o momento, possibilitando um controle mais assertivo das ações com foco no atingimento de metas e resultados.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona o Índice de Desempenho

Antes de mais nada, é preciso considerar que o conceito “Índice de Desempenho” engloba uma série de diferentes indicadores que buscam quantificar a performance organizacional obtida até o momento.

Nesse sentido, são considerados índices de desempenho:

  • Índice de Produtividade;
  • Índice de Vendas;
  • Índice de Conversão;
  • Índice de Lucratividade;
  • Índice de Turnover;
  • Índice de Recall; entre outros.

O ponto em comum entre todos os diferentes índices de desempenho é que eles estabelecem uma métrica de atingimento de resultados.

Ou seja, os indicadores de desempenho quantificam (em porcentagem e em números absolutos) o resultado alcançado até o momento, fornecendo, portanto, um diagnóstico do desempenho do funcionário/setor/organização em relação ao ponto de que trata o índice em questão.

Os índices de desempenho estão inseridos na etapa do gerenciamento estratégico da organização, que é a etapa responsável pelo controle de resultados.

É na etapa do gerenciamento estratégico que ocorre uma avaliação constante (através dos índices de desempenho) das ações tomadas e dos resultados obtidos. 

Assim, as ações que geram resultados positivos no sentido do atingimento das metas devem ser mantidas e fomentadas, enquanto as ações que geram resultados insatisfatórios devem ser revistas e, a depender da situação, substituídas. 

O mesmo vale para o desempenho individual. Os índices de desempenho revelam se a performance do funcionário tem contribuído significativamente ou não para o atingimento dos objetivos. Caso não, sua permanência na empresa deve ser repensada. 

Índice de Desempenho e Cultura Organizacional

A cultura organizacional de uma empresa trata do conjunto de valores, princípios, relações, ações e processos que definem a maneira como a organização conduz seu negócio.

Os índices de desempenho estão inseridos no modo como a organização gerencia seus resultados em vista da melhor performance possível, sempre buscando a maior rentabilidade.

Isso implica que a organização deve pensar em termos de eficiência e eficácia, que são termos distintos: eficiência diz respeito à utilização correta dos recursos, gerando otimização em busca do melhor custo-benefício.

Já eficácia diz respeito à capacidade de cumprir metas e realizar o que foi proposto.

Portanto, uma empresa altamente eficiente é uma empresa com alta eficácia

Paralelamente, uma empresa com baixo nível de eficiência (ou seja, que não sabe otimizar seus recursos) está fadada a ser uma empresa com baixa eficácia, e consequentemente baixa ou nenhuma rentabilidade.

Em vista disso, os índices de desempenho são extremamente importantes na cultura organizacional da empresa, pois demonstram o quanto os funcionários e a empresa como um todo estão alinhados e comprometidos com o atingimento de suas metas.

Índices de Desempenho e Mercado Financeiro

Para além do ambiente corporativo, é importante mencionar que os índices de desempenho também estão presentes no mercado financeiro.

Eles servem para avaliar a performance de carteiras de investimentos, o desempenho das ações do conjunto das principais empresas do país (como o índice Ibovespa), a performance de um conjunto de fundos imobiliários (como o IFIX, por exemplo) e assim por diante.

É por meio dos índices de desempenho financeiros que investidores podem avaliar suas aplicações financeiras e tomar melhores decisões, mantendo ou não determinados ativos em suas carteiras.

Além disso, os indicadores de desempenho são importantes como uma métrica do mercado como um todo, indicando movimentos de alta ou baixa de determinados setores, como o imobiliário, de criptomoedas, de ações de empresas de determinado segmento, etc.

Portanto, pelo que foi apresentado, revela-se a importância dos indicadores de desempenho no processo de tomada de decisões estratégicas com a finalidade de garantir um melhor resultado, seja individual ou organizacional.