O que é Índice de Confiança

Índice de Confiança é um indicador que determina dentro de uma escala o nível de confiança do público-alvo da pesquisa em relação a algo. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em termos pragmáticos, o Índice de confiança busca determinar o quão confiante é a opinião pública sobre determinado assunto.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Lógica do Índice de Confiança

O Índice de Confiança funciona através de uma métrica na qual quanto maior for o resultado obtido, maior é a confiança do público entrevistado em relação ao seu tema.

Os índices de confiança são diversos, porém todos se apoiam em pesquisas estatísticas para a obtenção do seu resultado.

É preciso considerar que a confiança é um fator central da economia. Tanto a nível privado (no que diz respeito às empresas e indivíduos) quanto a nível público (referente aos governos), a confiança é um importante direcionador das ações a serem tomadas.

A economia de um país é uma estrutura complexa, que depende e é influenciada pelas ações dos seus diferentes participantes.

Em um exemplo bastante reducionista, porém condizente com a realidade, podemos pensar que as empresas aumentam sua produção confiantes de que podem vender seus produtos ou serviços.

Os consumidores aumentam o consumo na confiança de que podem pagar por aquilo que adquirem, e para isso precisam de emprego para possuir renda suficiente.

O governo, por sua vez, direciona suas políticas públicas proporcionalmente à arrecadação de impostos, portanto quanto maior a produção empresarial e o consumo da população, maior o valor arrecadado pelo governo para a promoção de suas ações.

Logo, existe uma interdependência econômica na sociedade. Assim, no sentido contrário do exemplo, se a população está com um baixo nível de confiança na manutenção do emprego, consequentemente reduz o consumo.

Reduzindo o consumo, as empresas diminuem a produção, podendo cortar inclusive postos de trabalho. Já o governo passa a arrecadar menos impostos, resultando em menor quantidade de recursos disponíveis para investir em políticas públicas.

Ou seja, existe uma lógica relacionada entre o índice de confiança e a atividade econômica do país, na medida em que quanto maior a confiança, maior é a expectativa de um cenário econômico positivo no futuro, e o oposto também é válido. 

Diferentes Índices de Confiança

Existem diferentes índices que registram a confiança na economia. Como apresentado, a confiança é um importante elemento da economia, pois contribui para a expansão ou retração da atividade econômica. 

No caso da indústria, o nível de confiança na economia influencia decisivamente na estratégia empresarial, no que diz respeito à captação de recursos por meio de investidores, ao montante destinado à expansão do negócio, na contratação ou demissão de funcionários e etc.

Em suma, o nível de confiança influencia em uma previsão do cenário econômico, auxiliando no processo decisório.

O ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial), por exemplo, é um índice de confiança divulgado mensalmente que avalia a confiança do setor industrial em relação à economia.

O ICEI vai de 0 a 100, e valores acima de 50 indicam confiança na economia, sendo que quanto mais alto o valor, maior e mais ampla é a confiança. Pelo contrário, um resultado abaixo de 50 indica falta de confiança do empresário na economia.

Em relação ao consumidor, existe o ICC (Índice de Confiança do Consumidor), que espelha o sentimento dos consumidores em relação a assuntos como: gastos pessoais, tendência de aumento de reserva financeira, situação econômica familiar, intenção de compras etc.

Implicitamente os índices de confiança tratam sobre pessimismo e otimismo em relação ao desempenho econômico.

Além disso, uma visão otimista em relação ao futuro imprime uma tendência de maior consumo por parte dos consumidores (e também das empresas) e maior investimento em produção por parte das empresas.

Por outro lado, uma visão pessimista em relação à economia produz uma tendência de menor consumo e menor escala de produção.