O que é Índice Brasil 50

Índice Brasil 50 (IBrX 50) é um índice disponibilizado pela B3 que registra a performance média dos 50 ativos mais negociados e representativos da Bolsa de Valores do Brasil, a B3.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Participam do índice ações e units que sejam exclusivamente de companhias listadas na B3 e que estejam de acordo com os critérios de participação. 

O Índice Brasil 50 é disponibilizado quadrimestralmente, sendo divulgado nos meses de janeiro, maio e setembro. Entretanto, é possível acompanhar pelo site da B3 a variação atual do índice.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivo do Índice Brasil 50

O Índice Brasil 50 possui como objetivo registrar a performance de uma carteira composta pelos 50 ativos mais negociados da bolsa de valores.

Ou seja, o índice reproduz a variação do preço médio das ações participantes do índice, através de uma metodologia específica de cálculo previamente estabelecida.

Como funciona o Índice Brasil 50

O Índice Brasil 50 funciona através da performance média dos 50 ativos com maior negociabilidade e representatividade da bolsa de valores brasileira.

Para isso, utiliza uma série de critérios de seleção de ativos, sendo a seguir apresentados para a participação no índice:

  • É necessário que o ativo esteja entre as cinquenta primeiras posições do Índice de Negociabilidade (IN) no período de vigência das 3 carteiras anteriores;
  • O ativo deve possuir 95% de presença em pregão no período de vigência das 3 carteiras anteriores;
  • O ativo não pode ser classificado como penny stock, que é classificação relativa a ações com valor de cotação inferior a R$1,00;
  • Não estão incluídos ativos BDRs, que são ativos negociados em bolsa de valores relativos a empresas estrangeiras;
  • Não são elegíveis a participação no Índice Brasil 50 os ativos de companhias que estejam em recuperação judicial ou extrajudicial;
  • Também não são elegíveis ativos com regime especial de administração temporária, intervenção ou qualquer outra situação especial, conforme Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da B3.

Os ativos que se enquadram nos critérios estabelecidos tornam-se elegíveis à participação no Índice Brasil 50.

O resultado do índice é obtido por meio da ponderação da carteira com base pelo valor de mercado do “free float”, isto é, dos ativos que estejam em circulação no período referente.

Portanto, não são elegíveis à inclusão no índice ações golden shares, ações sob posse de tesouraria, ações de controladores e ações detidas por administradores da companhia.

Índice Brasil 50 e Impacto no Mercado Financeiro

O Índice Brasil 50 registra a performance média dos ativos referentes às 50 maiores empresas do país. 

Consequentemente, possui um impacto significativo na avaliação do desempenho econômico dessas empresas no mercado financeiro.

É importante considerar que o Índice Brasil 50 estabelece a performance média dos ativos, portanto é natural que haja desempenhos individuais positivos e negativos.

Um aspecto positivo do índice é que ele pode ser um importante elemento no processo decisório da alocação de ativos, na medida em que um investidor, por meio do índice, pode optar por replicar ou não os ativos nele inseridos em sua carteira de investimentos.

Outra forma de investir de maneira atrelada ao índice é investir em ETFs que reproduzam o Índice Brasil 50, como o fundo PIBB11.

Outro aspecto positivo relativo ao Índice Brasil 50 é que ele é composto por ativos das principais empresas do país, logo são empresas consolidadas e líderes de seus respectivos segmentos.

Sendo assim, são empresas potencialmente rentáveis, especialmente na composição de carteiras de investimentos com estratégias de médio e longo prazo.

Paralelamente ao Índice Brasil 50, existe o Índice Brasil 100. Ambos possuem a mesma finalidade, a mesma metodologia e cálculo, divergindo apenas na quantidade de ativos participantes: o primeiro reúne 50, enquanto o segundo os 100 maiores ativos da bolsa.