O que é Índice Big Mac

Índice Big Mac (Big Mac Index, em inglês) é um indicador econômico que compara o valor do lanche Big Mac da rede americana McDonalds em diversos países do mundo em que haja uma franquia da rede.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O índice foi criado pela revista britânica The Economist em 1986, e destaca as divergências no poder aquisitivo dos países através do preço, em dólar, do lanche.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivo do Índice Big Mac

O objetivo do Índice Big Mac é estabelecer uma comparação entre o poder de compra da população de diferentes países do mundo através do preço, em dólar, de um produto único e comum a todos: o lanche Big Mac.

Explicando o Índice Big Mac

A rede americana McDonalds é uma das maiores marcas do mundo, presente em praticamente todos os países. 

Nesse sentido, utiliza-se o Big Mac como referencial do indicador na medida em que o lanche é vendido da mesma forma em todos os países, com os mesmos ingredientes, modo de preparo e versão final.

Portanto, o Big Mac é utilizado como denominador comum, pois é um item uniforme de consumo.

Sendo o mesmo lanche em todos os países, a premissa inicial é que o valor pago pelo lanche deveria ser o mesmo em todos os países quando há a conversão da moeda local em dólar americano.

Entretanto, o que se verifica é que em alguns países o valor do Big Mac ultrapassa o valor americano do lanche, enquanto em outros países o valor do lanche é menor do que o valor do lanche nos Estados Unidos. 

Vamos a um exemplo: 

Considere um cenário em que o Big Mac no Brasil é vendido por 24 reais e que o mesmo lanche seja vendido nos Estados Unidos por 6 dólares. Assim sendo, a paridade medida do Big Mac entre os dois países foi de 4.

Agora considere que a taxa de câmbio oficial do dólar-real é de 5,60 reais para cada 1 dólar.  

Nesse caso, a paridade de preços é comparada com a taxa de câmbio vigente do período. Logo, diante de um dólar cotado a 5,60 reais há um valor acima da paridade, portanto uma situação de desvalorização da moeda brasileira.

Outra maneira de visualizar a desvalorização da moeda brasileira é dividindo o preço brasileiro do Big Mac pelo câmbio do dólar, assim temos que o valor do lanche no Brasil seria de 4,28 dólares.

Essa diferença entre o valor, em dólares, do Big Mac no Brasil (4,28 dólares) e do preço do lanche nos Estados Unidos (6 dólares) indica um poder de compra inferior do real em relação ao poder de compra dos americanos. 

O Índice Big Mac funciona, portanto, para estabelecer uma métrica entre países que possuem um maior ou menor poder de compra, relativamente à valorização ou desvalorização de sua moeda frente ao dólar. 

Índice Big Mac e Inflação

O Índice Big Mac é importante na medida em que oferece um panorama do poder de compra das diferentes moedas comparadas. 

O poder de compra de uma moeda está relacionado com a inflação do país, processo no qual há um aumento do preço geral de produtos e serviços que não é acompanhado pelo aumento real do salário.

Logo, a mesma quantidade de dinheiro tem menos poder de compra do que antes. 

Um exemplo disso é o caso de uma inflação de 10% ao ano. Ou seja, se no ano anterior um produto custava 300 reais, agora ele custa 330. Entretanto, o aumento salarial não acompanha esse aumento, nem a taxa de juros básica do país.

Nesse caso, seria importante recorrer a investimentos com uma rentabilidade de no mínimo 10% ao ano para não perder poder de compra. No Brasil o indicador oficial da inflação é o IPCA.

Em relação ao Índice Big Mac, ele é capaz de estabelecer, de maneira simplificada e acessível, uma compreensão das disparidades do poder aquisitivo de diferentes países.