O que é Indicadores Financeiros

Indicadores financeiros são ferramentas de análise do desempenho financeiro das empresas sob diferentes aspectos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em suma, os indicadores financeiros possuem temas e áreas de análise específicas e, especialmente quando considerados em conjunto, fornecem elementos para um diagnóstico mais amplo e apurado sobre o andamento financeiro do negócio da empresa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivo dos Indicadores Financeiros

Os indicadores financeiros possuem diferentes objetivos, a depender do tema e do aspecto financeiro da empresa que está sendo avaliado.

Entretanto, ao se pensar em um objetivo comum dos indicadores financeiros, podemos dizer que todos eles concorrem para uma melhor avaliação da situação da empresa para, em seguida, contribuir para os processos de tomada de decisões.

Isso significa que, através dos dados obtidos pelos indicadores financeiros, é possível encontrar pontos de melhoria para o negócio.

Esses pontos devem ser claros e estipulados por meio de um sistema de metas atingíveis, que devem ser quantificáveis.

Da mesma forma, os indicadores também demonstram o bom andamento de determinadas áreas, que devem ser mantidas no caminho do melhor andamento possível.

Como funcionam os Indicadores Financeiros

Os indicadores financeiros possuem, resumidamente, a finalidade de definir e avaliar o nível de desempenho financeiro do tema, segmento, área etc analisado.

Por meio de uma métrica previamente estabelecida, o resultado obtido pelo cálculo dos indicadores permite avaliar o quanto o resultado tem sido positivo ou negativo.

Essa avaliação permite uma condução mais assertiva das estratégias ao longo de todas as etapas do processo em prol da máxima eficiência financeira da empresa.

Assim, para uma avaliação financeira mais completa, existem diferentes indicadores de acordo com seu propósito, sendo apresentado a seguir alguns dos principais indicadores financeiros:

  • Margem Líquida: determina o valor restante das receitas após os descontos dos custos operacionais e impostos. Um maior valor de margem líquida significa um maior lucro proveniente de cada venda;
  • ROI (Return on Investment): colabora com a avaliação de investimentos e negócios mais ou menos lucrativos. Assim, os investidores e empresas podem focar em negócios mais rentáveis e rever o investimento em negócios menos lucrativos;
  • ROE (Return on Equity): mensura a faixa de rentabilidade do capital disponível para uso da empresa. É um indicador importante especialmente para os investidores de ações, pois empresas mais rentáveis tendem a atrair investidores;
  • EBITDA: determina a geração de caixa da empresa de acordo apenas com suas próprias atividades operacionais, desconsiderando elementos externos. É importante para avaliar o negócio perante outros players do mercado;
  • Imobilização do Patrimônio Líquido: indicador contábil que revela o quanto uma empresa investe seus recursos em ativos permanentes. Importante para a análise do ativo circulante;
  • ROA (Return on Assets): mede o quanto a empresa é capaz de produzir de rentabilidade em relação ao total de seus ativos;
  • Liquidez Corrente: indicador que mede a capacidade de pagamento de curto prazo da empresa. Refere-se ao caixa da empresa e a relação entre ativos de curto prazo e passivos de curto prazo.

Indicadores Financeiros e Análise Fundamentalista

Especialmente para os investidores interessados em ações, é interessante explicitar que os indicadores financeiros são importantes no processo de avaliação e escolha de ativos.

Ações são participações em empresas, e, nesse sentido, devem ser bem avaliadas as empresas nas quais pretende-se investir.

A análise fundamentalista é justamente uma ferramenta de estudo que avalia diversos aspectos da empresa (parte financeira, distribuição de dividendos, segmento de mercado etc) com a finalidade de melhor avaliar a relação entre risco/rentabilidade de suas ações.

Logo, é recomendável que investidores interessados no mercado acionário conheçam os fundamentos das empresas para uma melhor escolha de investimentos.

Além disso, é importante que os indicadores financeiros das empresas nas quais se investe sejam acompanhados periodicamente, pois isso possibilita uma maior segurança em relação ao andamento da empresa.