O que é Indicadores 

Indicadores (também chamados de KPIs) são, como o próprio nome diz, elementos que indicam, isto é, trazem alguma informação ou dado com o objetivo de prover um referencial sobre um objeto, tema, assunto etc.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Em suma, os indicadores são uma forma de quantificar algo com o propósito de compreender como tem sido o seu desenvolvimento.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Objetivo dos Indicadores

Resumidamente, podemos estabelecer dois objetivos centrais dos indicadores.

O primeiro objetivo dos indicadores é apresentar uma informação ou dado de maneira condensada, ou seja, pontual e clara sobre o tema ao qual o indicador se debruça.

Já o segundo objetivo é fornecer essa informação como um elemento fundamental para o processo de tomada de decisões por parte dos agentes decisórios.

Isto significa que através dos indicadores são tomadas decisões de melhoria, de reavaliação, de inviabilidade, de padronização etc.

Como funcionam os Indicadores

Como dito, existem os mais diversos indicadores, cada um trabalhando com características próprias e metodologias diferentes de apuração de informações e dados.

Porém, os indicadores funcionam basicamente através de metodologias que buscam analisar quantitativamente o desempenho dos temas abordados para, em seguida, situá-los em uma métrica prévia.

Essa colocação do resultado final dos indicadores em uma escala é o que permite que o resultado seja melhor compreendido, pois assim é possível definir a sua qualidade.

Ou seja, os indicadores possuem um aspecto tanto quantitativo quanto qualitativo, na medida em que os resultados são disponibilizados, geralmente, em números absolutos e porcentagens e, depois, esses valores são analisados sob o aspecto de sua qualidade.

Exemplo: imagine uma empresa de serviços de internet e telefonia com um sistema de vendas por telefone, que é justamente algo que existe. 

Para compreender como tem sido o desempenho desses funcionários, a diretoria da empresa pode implantar um indicador de percentual de vendas realizadas, para entender qual o número de vendas realizadas em relação ao total de ligações feitas.

Outro indicador que pode ser implantado é o indicador de eficiência da ligação, registrando o tempo médio das ligações que culminaram em vendas com o intuito de entender quais funcionários possuem as melhores estratégias de vendas.

Logo, existem indicadores para várias finalidades, sendo muito presentes no mundo empresarial, na medida em que existem indicadores de qualidade, indicadores de desempenho, indicadores de vendas etc. 

Entretanto, todos os indicadores contribuem da mesma forma na medida em que:

  • Demonstram se os objetivos estão sendo conquistados ou não;
  • Favorecem a transparência das informações da empresa;
  • Auxilia na implantação de novas medidas e processos ao longo da cadeia produtiva;
  • Contribui para a tomada de decisões mais assertivas, baseadas em dados concretos;
  • Indica se a metodologia e o programa do negócio estão adequados àquilo que se espera em termos de resultado, entre outros ganhos.

Importância dos Indicadores

Os indicadores são extremamente importantes em todas as áreas em que são aplicadas, pois fornecem dados objetivos sobre os mais diversos assuntos envolvidos.

No âmbito empresarial, os indicadores fazem parte da estratégia empresarial, especificamente na fase do gerenciamento estratégico.

É através dos indicadores que os agentes decisórios, que são os profissionais responsáveis pela condução do negócio, podem tomar decisões mais assertivas em prol da melhoria do tema analisado.

Já no âmbito financeiro, os indicadores são importantes para a boa condução da saúde financeira e contábil da empresa, visando sempre a redução de gastos e o aumento da rentabilidade.

Os indicadores financeiros têm um impacto imenso não apenas sob um aspecto interno, relativo à própria empresa, mas também um aspecto externo, na medida em que bons indicadores financeiros podem atrair investidores interessados em participar do negócio.

Para os investidores, os indicadores financeiros, por meio da análise fundamentalista, são responsáveis por possibilitar uma análise mais detalhada da situação da empresa.

Por fim, é importante explicitar que os indicadores devem ser usados aliados a um programa de metas e objetivos claros, mensuráveis e atingíveis.