O que é Independência Financeira 

Independência Financeira é um conceito bastante amplo, a depender da interpretação que cada um possui sobre o tema, consequentemente não possui apenas uma única definição.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Entretanto, de maneira simplificada, pode-se entender como independente financeiramente aquela pessoa que é capaz de cobrir seu padrão de vida por tempo indeterminado através de recursos vindos do total do patrimônio que acumulou ao longo da vida.

Esse patrimônio é o responsável por possibilitar a regularidade de uma renda passiva suficientemente capaz de cobrir todas as despesas mensais da pessoa ou de sua família.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Níveis de Independência Financeira 

Como dito, independência financeira é um conceito bastante amplo pela quantidade de significados que possui.

Assim, buscando estabelecer uma maior objetividade de compreensão do termo, podemos traçar certos níveis de independência financeira que nos auxiliam a entender melhor o termo e o percurso que existe para a sua obtenção.

É considerado o primeiro momento da independência financeira o momento em que a pessoa já não depende dos recursos dos pais para sua sobrevivência e estilo de vida.

Com isso, o primeiro nível da independência financeira refere-se ao momento em que a pessoa possui um emprego com um salário que satisfaz todos os gastos, como moradia, alimentação, lazer, vestuário e assim por diante.

É no primeiro nível da independência financeira que a pessoa passa a ter total responsabilidade sobre a sua organização financeira, ou seja, sobre o controle de um custo de vida adequado ou não ao salário que ganha.

É importante considerar que no primeiro nível da independência financeira é fundamental a independência de dívidas.

As dívidas diminuem consideravelmente a quantidade de dinheiro que poderia ser acumulado, atrasando qualquer projeto de independência financeira. 

Já o segundo nível é a independência financeira de curto prazo, que é o momento em que a pessoa possui uma reserva de emergência suficiente para a manutenção do seu padrão de vida por um período de 6 a 12 meses, em geral.

O terceiro nível da independência financeira é a independência de emprego, que possibilita um período maior de manutenção do padrão de vida mesmo sem uma fonte de renda principal.

É no terceiro nível que aparecem consideravelmente outras fontes de renda, que são o resultado de um processo bem realizado de planejamento financeiro pessoal e do retorno dos investimentos realizados. 

Por fim, o quarto e último nível da independência financeira é o momento da independência total, que se dá quando a pessoa é totalmente independente de um emprego e o retorno de seus investimentos proporcionam uma renda maior que seu custo de vida.

Independência Financeira como Projeto de Vida

A independência financeira deve ser um projeto de vida. E por ser um projeto, depende necessariamente de planejamento, de realização, de consistência e de controle.

É importante destacar que a independência financeira vai depender, fundamentalmente, de dois pontos: do padrão de vida a ser mantido e do quanto se investiu.

Ou seja, alguém que possui ou deseja possuir um padrão de vida elevado vai precisar, necessariamente, de uma renda que cubra todos os custos relacionados a esse padrão.

Do mesmo modo, alguém com uma vida mais simples vai depender de uma renda menor para a sua manutenção. 

O ponto em comum, entretanto, é que ambos os padrões de vida só serão mantidos se todas as etapas da independência financeira forem bem sucedidas, ou seja, se o projeto da independência financeira atingir seu objetivo.

Em outras palavras, é preciso um planejamento correto para cada realidade. Em seguida é preciso colocar o projeto em andamento, e para isso é importante economizar, investir, buscar outras fontes de renda, um maior salário, etc.

Depois, é fundamental a consistência das práticas que viabilizarão a independência financeira: continuar investindo, buscar sempre o menor gasto possível, buscar novas oportunidades de ganho, etc.

Por fim, é essencial o controle, pois é controlando o custo de vida e realizando a avaliação e realocação dos investimentos que torna possível a independência financeira juntamente com todos os aspectos positivos que ela proporciona.

Para saber mais sobre independência financeira, veja o artigo completo sobre como conquistar a independência financeira.