O que é Incubadora de empresas

Incubadora de empresas é um programa que fornece todo o suporte necessário para o pleno desenvolvimento de um empreendimento, auxiliando desde a concepção dos produtos e serviços oferecidos até o estágio final de total autonomia do negócio.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Além de contribuir significativamente no desenvolvimento de um novo empreendimento, a incubadora de empresas diminui as margens de fracasso do negócio e favorece a sua consolidação no mercado.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona a Incubadora de empresas

Para compreender melhor como funciona a atuação das incubadoras de empresas, é importante entender como o mercado se apresenta hoje, pois as incubadoras surgiram justamente como uma resposta ao cenário atual.

A primeira característica que se verifica no cenário atual é seu alto dinamismo, ou seja, o surgimento rápido e constante de novos produtos, serviços e players.

A internet, cada vez mais difundida e por meio de canais diversos, possibilitou o surgimento de uma quantidade imensa de novos negócios pelo mundo todo. 

As empresas buscam estar nos meios digitais. Somado a isso, temos o surgimento de uma infinidade de novos negócios por meio de plataformas como Instagram, Mercado Livre e Enjoei, por exemplo.

Além disso, um cenário com alto dinamismo significa um cenário de alta competitividade, no qual é necessário um nível elevado de qualidade em todos os processos referentes à condução do negócio para sua sobrevivência.

Por fim, outro aspecto central é que um ambiente de estímulo à livre iniciativa individual como o que temos hoje estimula que pessoas sem um conhecimento teórico e prático sobre empreendedorismo e gestão se sintam motivadas a iniciar novos projetos.

Assim, diante desse cenário, as incubadoras de empresas surgiram para auxiliar em todas as etapas de criação e consolidação de uma empresa, fornecendo todo o tipo de suporte necessário para a minimização de riscos.

O primeiro e mais básico suporte oferecido pelas incubadoras é o suporte físico: salas, internet, telefone, luz, água.

Em seguida, as incubadoras oferecem também todo tipo de suporte de estratégia empresarial, que se dá através de etapas:

  • Pensamento estratégico: pensar a viabilidade (financeira, técnica, operacional etc) do produto ou serviço;
  • Planejamento estratégico: planejar todas as etapas para a efetivação do negócio;
  • Liderança estratégica: determinar funções para os colaboradores e destacar aqueles que serão os líderes para a condução de todas as etapas do processo;
  • Gerenciamento estratégico: acompanhar os resultados em prol de máxima eficiência e máxima eficácia.

Outra finalidade importante é que as incubadoras auxiliam em todas as orientações financeiras, contábeis, fiscais, logísticas etc necessárias para o empreendimento.

Incubadora de empresas e suas vantagens 

Podemos listar uma série de vantagens advindas da utilização de uma incubadora de empresas:

  • Diminuição do risco de fracasso da empresa;
  • Fortalecer o surgimento de novos projetos inovadores;
  • A criação de uma troca de experiências através do contato com especialistas e outros empreendedores;
  • Otimização do processo de crescimento da empresa;
  • Implantação de sistemas e processos focados na qualidade e experiência do cliente;
  • Acompanhamento e ajuda ao longo das situações que surgem ao longo do desenvolvimento do negócio; entre outras.

Por essas e outras vantagens têm-se percebido um crescimento das incubadoras de empresas em todo o mundo, pois são núcleos que buscam o alto desempenho e os resultados obtidos pelas empresas associadas são destacáveis e expressivos.

O processo de criação e consolidação de uma empresa é longo e demanda uma alta dedicação por parte dos empreendedores.

Essa é uma das razões pela qual investidores buscam investir em grandes empresas através do mercado financeiro ao invés de iniciar negócios próprios.

Por meio de classes diferentes de investimentos, como ações e debêntures, por exemplo, é possível se tornar sócio de diversas empresas no país e no mundo.

Entretanto, para quem realmente busca iniciar um novo negócio próprio, é importante considerar que é necessário um estudo apurado e um planejamento bem realizado para efetivar o empreendimento.

Nesse sentido, portanto, as incubadoras de empresas tornam-se grandes aliadas, pois podem oferecer um apoio fundamental para que a empresa saia do papel, cresça e se consolide no mercado.