O que é Incorporação Imobiliária

Incorporação Imobiliária é o processo pelo qual um empreendimento imobiliário é atrelado a um terreno. Assim, temos a incorporação da obra ao terreno que irá sediá-la. 

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Explicando a Incorporação Imobiliária

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

O mercado imobiliário é um dos mais importantes setores da economia brasileira, seja pelo volume de dinheiro que movimenta quanto pela cadeia de produção envolvida na construção dos empreendimentos.

Seja para quem busca realizar o sonho da casa própria ou para quem busca investir em imóveis, a compra de um imóvel é um processo decisório importante e depende, necessariamente, das atividades realizadas pela incorporação imobiliária.

Assim, antes que ocorra a realização de um empreendimento, é necessário um estudo prévio sobre as condições de viabilidade do projeto em questão.

É avaliada uma série de fatores, como a região adequada para a construção, o tipo de solo, o perfil socioeconômico dos consumidores, as condições de pagamento, o valor unitário em comparação com outros produtos do mercado, a rentabilidade do projeto, etc.

Após o estudo prévio, é definido um terreno disponível que esteja de acordo com o perfil e a finalidade do prédio a ser construído.

Então, há a presença de três entidades diferentes que atuam em conjunto para a efetivação do empreendimento imobiliário, sendo elas:

  • O dono do terreno, que é aquele que será pago (em dinheiro, em unidades do empreendimento, através de modalidade mista ou eventuais outras formas) pela propriedade e venda do terreno;
  • A construtora, que é a responsável pela condução e finalização da obra;
  • E a incorporadora, que é responsável pelos trâmites legais da incorporação, pelo projeto e pela venda das unidades dos imóveis na planta e enquanto estão sendo construídos.

Em suma, a incorporadora é a responsável pelo projeto do empreendimento, pela estratégia e divulgação de venda dos imóveis e pela política comercial que será adotada.

A incorporada é quem estabelece o VGV (Valor Geral de Vendas), que é o valor bruto de todas as unidades de venda do produto em questão.

Por exemplo: se temos um prédio com 50 apartamentos a um preço unitário de R$ 350.000, então o VGV é de R$ 17.500.00. 

Podem existir eventuais divergências de valor devido a oscilações do mercado imobiliário, assim como por negociações e comissões normais ao longo do processo de venda.

Aspectos Legais da Incorporação Imobiliária

A incorporação imobiliária é uma atividade prevista na legislação através da Lei 4.591/64 e possuidora de uma série de competências e exigências a serem cumpridas.

O trâmite legal da incorporação se dá mediante a entrega no Cartório de Imóveis de diversos documentos, como escrituras, certidões, declarações e alvará com a finalidade de obtenção da permissão para realização do projeto.

Além disso, as diferentes etapas do trâmite legal oferecem maior segurança com o objetivo de coibir e dificultar atividades ilegais e criminosas na venda de imóveis na planta.

Conclui-se, portanto, pelo que foi apresentado, que a atividade de incorporação imobiliária é fundamental ao longo do processo de realização de um projeto imobiliário.

Investimentos no Mercado Imobiliário

O mercado imobiliário é hoje um destino bastante atrativo para os investidores. 

Os fundos imobiliários, por exemplo, são uma forma muito interessante de investir em renda variável através da aquisição de cotas que possibilitam ao investidor se tornar sócio de diversos imóveis no país.

Além disso, as cotas de fundos imobiliários possibilitam aos investidores o ganho de dividendos mensais.

O mercado imobiliário hoje também conta com uma série de índices (como o IFIX, por exemplo) que auxiliam no processo de acompanhamento do desempenho do mercado de fundos imobiliários.

Mesmo para quem deseja investir no mercado imobiliário através de renda fixa, também existe uma série de produtos financeiros disponíveis que investem em ativos imobiliários, como as LCIs e as CRIs.

Em vista disso, cabe a cada investidor identificar os melhores ativos para seu investimento, seja através da compra direta de imóveis, por meio de ativos de renda fixa ou ativos de renda variável.