O que é Inc. - Incorporated

Inc. - Incorporated é a sigla utilizada para entidades (geralmente empresas) nas quais do ponto de vista jurídico seu patrimônio se encontra separado das pessoas que fazem parte da mesma. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

É um formato jurídico que as entidades podem adotar que faz com que os ativos dos sócios e investidores sejam mantidos separados dos ativos da empresa.

Ficou na Dúvida Sobre Investimentos? Baixe Grátis o Dicionário do Investidor.

Como funciona uma Inc.

As empresas podem adotar diferentes modelos de estrutura jurídica, econômica e social. Nesse sentido, a adoção do formato Inc. é referente ao modo como a organização se estrutura em relação a seus sócios e das pessoas que fazem parte da empresa.

Uma empresa registrada como Inc. possui um patrimônio não associado com o dos sócios, acionistas e diretores, ou seja, a responsabilidade do negócio é limitada.

Isso significa que, embora haja sócios e eles possam auferir lucros através de dividendos provenientes ações e da valorização da empresa, eles não podem ser responsabilizados por eventuais danos ou dívidas geradas pela má gestão da empresa.

O formato jurídico empresarial Inc. é aconselhável para grandes companhias e não para pequenas ou médias empresas.

Portanto, uma empresa se torna Inc. quando é registrada dessa forma e passa a utilizar das características dessa denominação em seu funcionamento.

Aspectos positivos de uma Inc.

As empresas registradas como Inc. passam a ter algumas vantagens e benefícios decorrentes dessa modalidade empresarial. 

A seguir temos algumas vantagens e benefícios que uma Inc. possui, tanto para seus acionistas quanto para a própria empresa:

  • A possibilidade de que a empresa realize uma Oferta Pública de Ações, incluindo sua participação efetiva no Mercado de Capitais
  • A transferência de propriedade se dá de maneira mais fácil, espontânea e segura, pois está sob mediação e vista do mercado;
  • Restrições fiscais mais brandas, favorecendo a empresa de modo com que tenha menores prejuízos;
  • Favorece a proteção dos ativos e bens dos sócios no caso de um eventual litígio ou problema financeiro gerados por má gestão, crises econômicas no país, etc.
  • Favorece a aquisição de capital para o desenvolvimento da empresa, que pode ser proveniente da venda de ações, empréstimo junto a bancos ou instituições financeiras ou ambos;
  • Cria um ambiente de maior transparência e segurança da companhia em relação ao mercado e à sociedade, possibilitando uma abertura e um acesso mais amplo de sua cobertura; entre outros.

Empresas Inc. e Mercado Financeiro

Como foi exposto, empresas registradas como Inc. podem elaborar e negociar a venda de suas ações na Bolsa de Valores.

É uma maneira das empresas abrirem a participação societária da empresa através da captação de recursos que podem trazer ganhos principalmente a médio e longo prazo para os acionistas.

Portanto, é uma via de mão dupla. 

Pois a empresa obtém capital para realizar investimentos direcionados ao crescimento da companhia enquanto os acionistas recebem dividendos proporcionais à sua participação e podem auferir lucros na valorização da companhia.

Entretanto, o mercado de ações está inserido na modalidade de renda variável, portanto é necessário compreender suas vantagens e riscos para tomar a melhor decisão de investimento.

Além disso, é interessante observar que é recomendável uma análise prévia da empresa para investir na compra de suas ações.

A análise fundamentalista, por exemplo, oferece ao investidor um cenário amplo da situação da empresa, do histórico de seu desempenho, de sua perspectiva de crescimento, entre outros dados relevantes.

É uma forma mais segura através da qual o investidor pode decidir suas estratégias de investimento e em quais empresas vale a pena investir ou não.Somado a isso, por fim, é importante considerar que é possível investir também em empresas através de renda fixa e existem modalidades de produtos financeiros para isso, como por exemplo as debêntures.